Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19383
Título: A poética da negatividade na escritura de Lobo Antunes
Título em inglês: The poetics of negativity in the Lobo Antunes scripture
Autor(es): BYLAARDT, Cid Ottoni
Palavras-chave: Negatividade
Fragmento
Desastre
Data do documento: 2012
Editor: Revista Convergência Lusíada
Citação: BYLAARDT, C. O. (2012)
Resumo: A escritura de António Lobo Antunes, escritor português contemporâneo, é gaga, fragmentária, desequilibrada, inadequada, embrulhada. O que temos é um desastre inevitável. Não obstante, é um desastre fascinante, sob uma perspectiva blanchotiana, que pressupõe uma escritura destituída de poder, que não fala a linguagem da ordem mas não pode parar de falar, que nos expõe a uma espécie de perplexidade passiva, que confunde o conhecimento. A escritura de Lobo Antunes é, assim, extremamente contemporânea em sua estética da falta, da ausência, da impossibilidade de encontro entre os extremos e os meios para comporem um conjunto lógico. A multiplicidade de enunciadores, todoseles instáveis e descrentes do poder edificante da escritura,impede a identificação de uma voz “central”(ou a que deveria ser o centro, que não há), o que contribui para o império do fragmento. O clímax e o desenlace clássicos não mais constituem o apelo da narrativa, que não aponta para uma solução, uma decisão, um ponto de chegada qualquer. É essa concepção de negatividade, associada às noções de fragmento e desastre, que este texto se propõe investigar na ficção de Lobo Antunes.
Abstract: Lobo Antunes' writing is stuttering, fragmented, unsteady, inadequate, entangled. An inevitable disaster. Nevertheless, this is a fascinating disaster, from Blanchot’sperspective, which presupposes a powerless writing, a speech that doesn’t speak the language of order but cannot stop saying, a speech that exposes us to a kind of passive perplexity, which confounds knowledge. This conception of negativity, associated with the notions of fragment and disaster, is whatthis paper intendsto investigate in Lobo Antunes’fiction.
Descrição: BYLAARDT, Cid Ottoni. A poética da negatividade na ficção de Lobo Antunes. Revista Convergência Lusíada, Rio de Janeiro, v. 28, p. 44-54, jul./dez. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19383
ISSN: 2316-6134
Aparece nas coleções:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_cobylaardt.pdf311,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.