Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1939
Título: Aspectos da poluição marinha em frente ao Município de Fortaleza
Autor(es): Noronha, Maria da Conceição Caland
Morais, Jader Onofre de
Palavras-chave: Poluição marinha - Fortaleza - CE
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: NORONHA, M. da C. C.; MORAIS, J. O. de (1972)
Resumo: Este trabalho trata da poluição marinha em frente ao município de Fortaleza (Estado do Ceará - Brasil), através da determinação dos índices colimétricos, em águas imediatamente adjacentes as praias. Na legislação brasileira, o Decreto n.° 50.877, de 29 de julho de 1961, que dispõe sobre o lançamento de resíduos tóxicos ou oleosos nas águas interiores ou litorâneas, conceitua como poluição das águas qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas das águas, que possa importar em prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar das populações e ainda comprometer a sua utilização para fins agrícolas, industriais, comerciais, recreativos, e, principalmente, a existência normal da fauna aquática. Esperamos poder contribuir, pelos resultados que serão apresentados, para orientar os setores competentes do Poder Público, com vistas à definição de medidas destinadas à prevenção e controle da poluição das águas que banham as praias do município de Fortaleza, mantendo-as em condições sanitárias apropriadas a fins recreativos.
Descrição: NORONHA, Maria da Conceição Caland; MORAIS, Jader Onofre de. Aspectos da poluição marinha em frente ao Município de Fortaleza. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 12, n.2, p. 109-115, mar. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1939
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_mdaccnoronha.pdf386,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.