Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19427
Título: Algumas interferências numa conversa com Blanchot
Autor(es): BYLAARDT, Cid Ottoni
LEMOS, Saulo de Araújo
Palavras-chave: Maurice-Blanchot
Crítica-Literária
Filosofia
Interferência
Data do documento: 2014
Editor: Outra travessia
Citação: BYLAARDT, C. O.; LEMOS S. A. (2014)
Resumo: A obra do autor francês Maurice Blanchot (1907-2003) é, como se sabe, vasta e oscila entre classificações diversas: crítica, prosa literária, filosofia. A partir da extensa coletânea ensaística L’entretien infini (“A entrevista infinita” ou “A conversa infinita”), será discutido o conceito de interferência na obra blanchotiana como o modo de conexão entre os gêneros discursivos mencionados acima e como modo de relação da literatura consigo mesma a partir da distância de si que a constitui. Esse propósito será efetivado pela leitura e discussão de passagens da longa seção de L’entretien infini intitulada “La parole plurielle” (“a fala plural”), composta de vários capítulos que associam o ensaio expositivo ao diálogo filosófico e em que conceitos diversos, mas próximos, interferem-se mutuamente (“fora”, “neutro”, desconhecido”, “o impossível” “interrupção” etc.). Tal investigação oferece uma leitura possível a respeito da obra de Blanchot, obra que, em lugar de ser vitimada pelo impasse hermenêutico que acomete grande parte da crítica literária ocidental frente à obra literária, dirige-se resolutamente a esse impasse como acionamento de sua abertura crítica ao possível e ao impossível que a linguagem produz e abriga.
Descrição: BYLAARDT, Cid Ottoni; LEMOS, Saulo de Araújo. Algumas interferências numa conversa com Blanchot. Outra Travessia, Florianópolis, n. 18, p. 127-138, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19427
ISSN: 2176-8552
Aparece nas coleções:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_cobylaardt.pdf333,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.