Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1944
Título: Notas bioecológicas sobre a família Xanthidáe no Estado do Ceará (Crustácea: Brachyura)
Autor(es): Ogawa, Edna Furtado
Palavras-chave: Caranguejo - Ceará
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, E. F. (1972)
Resumo: O presente trabalho trata da bioecologia de crustáceos da família Xanthidae, que integram a fauna intertidal de substratos rochosos, no Estado do Ceará (Brasil). No litoral do nordeste brasileiro, entre os estados do Ceará e da Paraíba, é comum a ocorrência de rochas ferruginosas, provenientes da consolidação de sedimentos cenozóicos. Apresentam-se morfologicamente sob a forma de recifes tipo franja, com acamamento e mergulho semelhante à inclinação da praia; quando sofrem a influência da precipitação do carbonato de cálcio, contido na água do mar. Distribuem-se em cordões paralelos à costa, constituindo os recifes tipo barreira (Morais, 1969). Nas formações rochosas da Praia de Meireles (Fortaleza-Ceará), área estudada nesta contribuição, ocorrem as seguintes espécies de xantídeos: Panopeus herbstii H. Milne Edwards, Panopeus occidentalis (Saussure), Panopeus (?) bermudensis (Benedict & Rathbun), Eurypanopeus abbreviatus (Stimpson), Eriphia gcnagra (Fabricius), Menippe nodifrons Stimpson e Cycloxanthops denticulatits (White).
Descrição: OGAWA, Edna Furtado. Notas bioecológicas sobre a família Xanthidáe no Estado do Ceará (Crustácea: Brachyura). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n.2, p. 99-104, mar. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1944
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_efogawaa.pdf413,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.