Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1945
Título: Sobre a captura da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier), com redes-de-espera, no Estado do Ceará
Autor(es): Alcantara Filho, Pedro de
Palavras-chave: Cavala (Peixe) - Pesca - Ceará
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALCANTARA FILHO, P. de (1972)
Resumo: A pesca artesanal da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier), embora praticada ao longo de toda a costa do nordeste brasileiro, tem maior significação no Estado do Ceará. Trata-se de um importante recurso a ser levadoem consideração, com vista ao desenvolvimento da pesca artesanal da região (Paiva et al.,1971). Os aparelhos de pesca mais usados, para a captura da cavala, no Estado do Ceará, são as linhas-de-corso e as redes-de-espera (e caçoeiras). É de real importância o conhecimento, não só dos efeitos que as artes de pesca podem causar aos estoques explorados, mas, sobretudo da seletividade das mesmas, visando uma maior eficiência das operações de pesca. Com o presente trabalho objetivamos mostrar alguns aspectos da ação seletiva das redes-de-espera sobre os estoques da cavala, em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil).
Descrição: ALCANTARA FILHO, Pedro de. Sobre a captura da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier), com redes-de-espera, no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n.2, p. 133-138, dez. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1945
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_pdeafilhoo.pdf384,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.