Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1947
Título: Aspectos bacteriológicos da biquara, Haemulon plumieri (Lacépède), no Estado do Ceará
Autor(es): Noronha, Maria da Conceição Caland
Araripe, Carlos Antonio Esteves
Palavras-chave: Biquara - Ceará
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: NORONHA, M. da C. C.; ARARIPE, C. A. E. (1972)
Resumo: A biquara, Haemulon plumieri (Lacépède), é um peixe de alguma importância comercial nas pescarias artesanais, ao longo da costa do nordeste brasileiro. O presente trabalho tem por objetivo conhecer as condições sanitárias em que esta espécie é comercializada no Estado do Ceará (Brasil). O material que fundamenta o presente estudo constou de 50 exemplares, expostos à venda em praias de Fortaleza, no período de fevereiro á novembro de 1972. Os exemplares foram transportados ao laboratório em caixas isotérmicas contendo gelo, com o objetivo de assegurar a sua conservação. O tempo máximo entre a obtenção dos exemplares e o início dos trabalhos de laboratório, foi de 30 minutos. Para cada indivíduo, fizemos a contagem total de bactérias e a determinação quantitativa de coliformes na pele, músculo e conteúdo intestinal, segundo Sharf (1972).
Descrição: NORONHA, Maria da Conceição Caland; ARARIPE, Carlos Antonio Esteves. Aspectos bacteriológicos da biquara, Haemulon plumieri (Lacépède), no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n.2, p. 155-156, dez. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1947
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_mdaccnoronhaa.pdf116,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.