Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1948
Título: Sobre a reprodução e fecundidade da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), no Estado do Ceará
Autor(es): Gesteira, Tereza Cristina Vasconcelos
Palavras-chave: Peixe (Cavala) - Reprodução - Ceará
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: GESTEIRA, T. C. V. (1972)
Resumo: O conhecimento do tamanho dos peixes, por ocasião do início da primeira desova, tem grande valor para a racional exploração dos mesmos, através da pesca. Graças a esta informação, podem ser estabelecidas normas para a conservação de recursos pesqueiros. Por outro lado, o conhecimento do potencial reprodutivo, através do estudo da fecundidade, é importante na análise quantitativa da população, tornando possível uma avaliação do estoque futuro. A serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), é uma espécie que ocupa destacada posição na pesca artesanal ao longo da costa do Estado do Ceará (Brasil), não só pelo volume de capturas, como também pela sua grande aceitação no mercado regional. Para o estudo de reprodução foram analisados dados de 2.904 fêmeas, capturadas com linhas de corso, em locais próximos à costa, e desembarcadas em Iguape (município de Aquiraz), nos anos de 1970 a 1972.
Descrição: GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos. Sobre a reprodução e fecundidade da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n.2, p. 117-122, mar. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1948
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_tcvgesteiraa.pdf352,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.