Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1951
Título: Superfamília Tonnacea do Brasil: IV - Família Cassidae (Mollusca, Gastropoda)
Autor(es): Matthews, Henry Ramos
Coelho, Arnaldo Campos dos Santos
Palavras-chave: Gastropode
Conchas
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MATTEWS, H. R.; COELHO A. C. dos S. (1972)
Resumo: Dando prosseguimento ao estudo da superfamília Tonnacea do Brasil (Coelho & Matthews, 1970; Matthews & Coelho, 1971; Coelho & Matthews, 1971), estudamos no presente trabalho a família Cassidae. Esta família tem sido tratada pela maioria dos autores sob o nome de Cassididae, entretanto, de acordo com os esclarecimentos apresentados por Abbott (19680), esse nome é pré-ocupado para designação de insetos coleóptcros criscmelideos. A família Cassidae originou-se no Eoceno Inferior, encontrando-se estabelecida em todos os mares quentes e temperados do mundo, desde o Mioceno. Presentemente, a família continua bem representada nos referidos mares, com cerca de 60 espécies Recentes (Abbott, 1968b).
Descrição: MATTHEWS, Henry Ramos; COELHO, Arnaldo Campos dos Santos. Superfamília Tonnacea do Brasil: IV - Família Cassidae (Mollusca, Gastropoda). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 12, n.1, p. 1-16, mar. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1951
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_hrmatthews.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.