Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19516
Título: Criadores de imagem, produtores de subjetividade: a experiência da TV Pinel e da TV Maxambomba
Autor(es): MIRANDA, Luciana Lobo
Orientador(es): SOUZA, Solange Jobim e
Palavras-chave: Subjetividade
TV Comunitária
Vídeo comunitária
Televisão
Subjectivité
Télévision communautaire
Video communautaire
Télévision
Data do documento: 2002
Citação: MIRANDA, L. L.; SOUZA, S. J. (2002)
Resumo: A presente pesquisa apresenta a questão de subjetividade, no contexto de duas TVs comunitárias, a partir do projeto "capacitação de Jovens em produção de vídeo" da TV Maxambomba, e da TV Pinel, cuja reflexão central está radicada no conceito de subjetividade do pensador francês Félix Guattari, e na Filosofia da Linguagem do pensador russo Mikhail Bakhtin. A primeira experiência é constituída por jovens residentes na periferia de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e a segunda por usuários do sistema de saúde mental no Instituto Philippe Pinel, em Botafogo, bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Ambas apresentam a possibilidade de apropriação do uso do vídeo pelos membros da comunidade. Nossa pesquisa objetiva discutir os processos subjetivos engendrados, quando jovens residentes da periferia ou usuários do sistema de saúde mental, deixam de ser apenas enunciados nos discursos/imagens de outros, em programas de TV de massa, comerciais ou educativos, e passam a ser protagonistas desta narrativa contemporânea, enunciando-se a si mesmo. Dentre as várias questões refletidas ao longo do trabalho a respeito da experiência da TV Pinel e da TV Maxambomba, destacam-se as seguintes: a diferenças e semelhanças entre TV de massa e a TV comunitária; a manifestação e desmitificação da televisão de massa; a relação palavra-imagem; os gêneros discursivos/audiovisuais; o processo de produção; a relação com o espectador. Com está pesquisa, pretende-se contribuir não apenas com a discussão acerca das experiências do movimento de TV comunitária, no horizonte da questão da produção da subjetividade nestas duas TVs, mas, também e sobretudo, alcançar uma perspectiva mais ampla, por meio da reflexão acerca da relação entre a experiência subjetiva contemporânea e a imagem eletrônica veiculada pela mídia televisiva de nossas vidas.
Descrição: MIRANDA, Luciana Lobo; SOUZA, Solange Jobim e.Criadores de imagem, produtores de subjetividade: a Experiência da TV Pinel e da TV Maxambomba 2002. 290f. - Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de psicologia, Programa de Pós-Graduação em psicologia Clínica , Rio de Janeiro (RJ), 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19516
Aparece nas coleções:PPGP - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_tese_llmiranda.pdf19,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.