Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1957
Título: Caracterização do estado de saúde referente á integridade tissular e perfusão tissular em pacientes com úlceras venosas segundo a NOC
Título em inglês: Characterization of the state of referring health á integrity tissular and perfusão tissular in patients with ulcers venosas according to NOC
Autor(es): Sampaio, Francisca Aline Arrais
Orientador(es): Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem
Úlcera Varicosa
Data do documento: 2007
Citação: SAMPAIO, F. A. A. (2007)
Resumo: Os enfermeiros têm responsabilidade específica, junto aos pacientes com riscos de lesão de pele, pois são eles que, em diversas situações, iniciam e controlam o cuidado da ferida. De forma particular, as úlceras venosas são lesões crônicas que acarretam prejuízos significativos. Assim, a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) pode ser um instrumento relevante, a fim de avaliar o estado de saúde referente aos aspectos da pele e circulação em pacientes com esta alteração. O estudo teve como objetivo caracterizar o estado de saúde referente à integridade e perfusão tissular dos membros inferiores de portadores de úlceras venosas com base nos indicadores da NOC. O estudo é transversal exploratório e descritivo. A população constituiu-se de pacientes com úlceras venosas e a amostra obteve 49 indivíduos. A coleta de dados deu-se por meio de um formulário fechado e exame físico, em um ambulatório situado na região metropolitana em Maracanaú.- CE. Todos os itens do instrumento foram descritos baseados na NOC e literatura. Utilizou-se o programa estatístico SPSS versão 13.0, para armazenamento e avaliação dos dados. O projeto obedeceu aos aspectos da Resolução196/96. Os achados da amostra mostraram predominância do sexo feminino com idade acima de 60 anos. A maioria dos participantes eram aposentados ou pensionistas e viviam com companheiros. A hipertensão arterial sistêmica assumiu destaque entre as demais co-morbidades. O índice tornozelo-braquial, de forma geral, assumiu um valor normal; 75% dos sujeitos eram obesos. As caracteristicas mais presentes das úlceras venosas foram bordas irregulares, exsudato seroso e em pouca quantidade, tecido de granulação e extensa área da ferida. A geléia de metronidazol foi muito utilizada nos curativos. Entre os indicadores operacionais que mostraram-se mais comprometidos estão crescimento de pêlos e edema periférico. Os Resultados de Enfermagem Integridade e Perfusão Tissular apresentaram moderado comprometimento. A variável idade mostrou ter relação inversa com a Integridade Tissular. Evidenciou-se que a presença de doença cardíaca exerce influência sobre o resultado integridade tissular, assim como a presença da hipertensão arterial sistêmica interfere negativamente na perfusão tissular. A variável pressão arterial diastólica mostrou correlação negativa com o resultado perfusão tissular. Foi possível desenvolver parâmetros de classificação para os indicadores propostos pela NOC e verificar sua aplicabilidade. Um instrumento clínico com termos claros e bem definidos pode ser um guia para dispor eficazmente os recursos físicos e humanos.
Descrição: SAMPAIO, Francisca Aline Arrais. Caracterização do estado de saúde referente á integridade tissular e perfusão tissular em pacientes com úlceras venosas segundo a NOC. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1957
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_faasampaio.pdf450,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.