Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19579
Título: Educação e mídia: o que a Psicologia Social tem a ver com isso?
Autor(es): MIRANDA, Luciana Lobo
Palavras-chave: Escola pública
Alunos
Educação
Mídia
Data do documento: 2015
Editor: ABRAPSO
Citação: Miranda, L. L. (2015)
Resumo: Cena l: Em uma escola pública de ensino médio, como que em um jogo de “gato e rato”, alunos tentam descobrir a senha de wifi da instituição, que apenas funcionários e professores podem acessar, para fins exclusivamente pedagógicos. Quando descobrem, vão para um canto onde o sinal é melhor, se aglomeram, riem e compartilham até a senha ser novamente trocada pela direção, para depois ser novamente descoberta... Cena 2: Professores da rede pública falam dos conflitos e das dificuldades de “disciplinarem“ seus alunos atualmente. Alguns evocam cenas em que chegam a trocar insultos ou mesmo segurar no braço de um aluno que se recusa a sair de sala. Ao se perceberem perdendo o controle da situação, param, com temor, e pensam: Será que algum aluno me filmou? Cena 3: Novamente em uma escola pública, uma professora grava no celular parte de sua aula para provar aos alunos que a tarefa foi passada e será devidamente cobrada, pois, na aula anterior, eles disseram que ela não havia passado a tarefa. Alguns alunos reclamam: Querem o direito de imagem...
Descrição: MIRANDA, Luciana Lobo. Educação e Mídia: o que a Psicologia Social tem a ver com isso?. In: LIMA, Aluísio Ferreira de; ANTUNES, Deborah Christina; CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. (Orgs.). Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil (e-book). Porto Alegre: ABRAPSO, 2015, p. 36-50.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19579
ISBN: 978-85-86472-28-2
Aparece nas coleções:DPSI - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_llmiranda.pdf243,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.