Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599
Título: Análise de atividades gramaticais em materiais didáticos em EAD
Autor(es): NOGUEIRA, Marílio Salgado
LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos
Palavras-chave: Atividades gramaticais
Funcionalismo
Ensino à distância
Material virtual
Ambiente virtual de aprendizagem
Data do documento: 2012
Editor: Encontro sobre gramática: saberes e fazeres
Citação: NOGUEIRA, M. S.; LOPES, M. F. V. (2012)
Resumo: Um dos desafios do professor de língua estrangeira é tentar transmitir o conteúdo gramatical de uma forma suave e inteligível aos alunos. Porém, segundo Antunes (2009), apesar de o docente possuir conhecimento sobre diferentes tipos de gramáticas, de modo que venha facilitar o acesso à compreensão da estrutura linguística, não há como o professor, muitas vezes, se desvencilhar da maneira de ministrar suas aulas, voltando o foco do ensino da língua em sua forma. Por outro lado, Neves (2005) considera que outros conhecimentos gramaticais, como a Gramática Funcional, tem o interesse de estudar a estrutura da língua na qual se atribui funções a cada unidade, levando em conta a competência comunicativa do falante, ou seja, a comunicação do indivíduo. Também, Halliday (1990), mais moderado, advoga em favor da compreensão da estrutura da língua, aplicando um pouco de formalismo e funcionalismo. Assim, com o advento das novas tecnologias, criam-se os cursos em modalidade de Ensino a Distância – EaD – que disponibilizam materiais eletrônicos expostos em um Ambiente Virtuais de Ensino – AVA, com a finalidade de ensinar a gramática. Tendo em vista essa nova modalidade de ensino, o presente trabalho, em andamento, tem como objetivo verificar em que medida as vertentes teóricas, formalista e funcionalista moderada são empregadas nas atividades hipertextuais, por meio do método de levantamento. Para tanto, foram selecionadas dez atividades: três de interpretação e sete de gramática, de quatro disciplinas de EaD. Até então, de acordo com a análise dos dados, constatou-se que as atividades aplicadas aos alunos são 20% funcionalistas, 80% formalistas (estruturalista) e nenhuma segue a linha moderada.
Descrição: NOGUEIRA, Marílio Salgado; LOPES, Maria Fabíola Vasconcelos. Análise de atividades gramaticais em materiais em EAD. In: ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD , 2012. p. 90-99.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19599
ISSN: 2316-9583
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_msnogueira.pdf760,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.