Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19605
Título: O tratamento dado à gramática no livro didático para o ensino de inglês como le: um estudo de caso
Autor(es): SALES, Jéssica Fontenele
VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira
Palavras-chave: Gramática
Língua inglesa
Abordagem comunicativa
Data do documento: 2012
Editor: Encontro sobre gramática: saberes e fazeres
Citação: SALES, J. F.; VASCONCELLOS, M. M. N. (2012)
Resumo: Este trabalho, ainda em andamento, tem por objetivo analisar as atividades propostas, as estratégias de resolução requisitadas por essas mesmas atividades e técnicas/metodologias adotadas por uma série didática para o ensino de inglês como língua estrangeira no que concerne aos aspectos gramaticais contemplados. Foi considerado como unidade de análise o livro World English (2010), volume 1, da Editora Heinle, utilizado nos semestres I e II da Licenciatura em Letras/Habilitação em Língua Inglesa (curso diurno) e no semestre I da Licenciatura em Língua Inglesa (curso noturno) da Universidade Federal do Ceará. Seguindo critérios estabelecidos a partir dos trabalhos de Soares (1979 apud TRAVAGLIA, 2002) e Antunes (2007), esta investigação pauta-se nos preceitos básicos da Abordagem Comunicativa (AC) que se caracteriza por ter o foco no sentido, no significado e na interação propositada entre os sujeitos em situação de aprendizagem da língua estrangeira. O ensino comunicativo é aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades/tarefas de real interesse e/ou necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a língua-alvo para realizar ações autênticas na interação com outros falantes-usuários dessa língua. Além disso, este ensino não toma as formas da língua descritas nas gramáticas como modelo suficiente para organizar as experiências de aprender outra língua, embora não descarte a possibilidade de criar na sala de aula momentos de explicitação de regras e de prática rotinizante dos subsistemas gramaticais, como o dos pronomes, as terminações de verbos, etc. (ALMEIDA FILHO, 1993). Os resultados obtidos revelam que as explicações apresentadas e as atividades propostas ressaltam o valor estrutural da gramática em detrimento do valor semântico, explorando-a a partir de textos e não com base neles e sem levar em consideração os contextos linguísticos.
Descrição: SALES, Jéssica Fontenele; VASCONCELLOS, Manolisa Nogueira.O tratamento dado à gramática no livro didático para o ensino de inglês como le: um estudo de caso In: ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 215-228.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19605
ISSN: 2316-9583
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_jfsales.pdf721,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.