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Título: Função histórica da caligrafia em Saramago
Título em inglês: Historical function of calligraphy in Saramago
Autor(es): OLIVEIRA JÚNIOR, José Leite
Palavras-chave: Romance de Saramago
Literatura e pintura
Semiótica discursiva
Ideologia
Data do documento: 2015
Editor: Revista Desassossego
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. (2015)
Resumo: O romance Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago, estabelece um paralelo entre a história da escrita e o drama pessoal do protagonista. A análise semiótica permite perceber que o personagem principal toma consciência de sua condição de classe, opondo-se aos valores burgueses. Nesse romance, assim como ocorreu na humanidade, a passagem da pré-história à história corresponde à passagem da pintura à grafia. A caligrafia resulta de uma síntese dialética entre a pintura e a escrita e serve de metáfora ao desmascaramento ideológico.
Abstract: The novel Manual de pintura e caligrafia, by José Saramago, sketches a parallel between the history of writing and the personal drama of the protagonist. The semiotic analysis allows us to see that the main character becomes aware of their class status, was opposed to bourgeois values. In this novel, as occurred in humanity, the transition from prehistory to history corresponds to the passage from painting to graphy. The calligraphy is a dialectical synthesis between painting and writing and serves as a metaphor to the ideological unmasking.
Descrição: OLIVEIRA JÚNIOR, José Leite. Função histórica da caligrafia em Saramago. Revista Desassossego, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 55-68, jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19638
ISSN: 2175-3180
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