Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19646
Título: Encenando o mal: Electra, Filoctetes e Édipo em Colono, de Sófocles
Autor(es): ARAÚJO, Orlando Luiz
Palavras-chave: Sófocles
Electra
Édipo em Colono
Mal
Data do documento: 2011
Editor: Congresso Internacional da ABRALIC
Citação: ARAÚJO, O. L. (2011)
Resumo: Nas tragédias de Sófocles, mormente nas sete peças que chegaram à contemporaneidade, o mal pode ser imputado à malícia dos deuses ou dos homens, ou, muitas vezes, dos dois, como podemos observar, como exemplificação, nos discursos das personagens Antígona e Édipo, no Édipo em Colono. Em suas tragédias, Sófocles apresenta um herói que se põe entre o divino e o humano. Tal distinção define a condição humana, apresentando-a como fundamentalmente diferente da divina, visto que é imperfeita e sujeita a erro. É, pois, o erro do herói que o arrastará para o mal, para o sofrimento e até mesmo para a morte. Nosso estudo visa a analisar em que consiste o mal e como Sófocles o apresenta nas tragédias Electra, Filoctetes e Édipo em Colono.
Descrição: ARAÚJO, Orlando Luiz. Encenando o mal: Electra, Filoctetes e Édipo em Colono, de Sófocles. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 12., 2011, Curitiba. Anais ... Curitiba: ABRALIC, 2011, p. 1-8.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19646
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_olaraujo.pdf73,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.