Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660
Título: A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros
Autor(es): BELINI, Raimunda Gomes de Carvalho
SOUSA, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Gênero
Notícia
Livro didático
Data do documento: 2012
Editor: REALIZE
Citação: BELINI, R. G. C.; SOUSA, M. M. F. (2012)
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo o gênero notícia apresentado no livro didático, cujo objetivo é investigar o gênero notícia no livro didático, analisando as atividades didáticas propostas ao ensino desse gênero a partir desse instrumento. Trata-se de um estudo interpretativo descrito de dois livros didáticos da 1º série do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático: o livro “Português: contexto, interlocução e sentido”, de autoria de ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. e PONTARA, Marcela, editado e publicado em 2010, pela Moderna; e o livro “Ser Protagonista”, de autoria de Ricardo Gonçalves Barreto, editado e publicado em 2010, pelas Edições SM. Os resultados descrevem que se fazem necessárias maiores pesquisas relacionadas a essa temática que possam subsidiar o ensino de línguas em termos de descrições e análises dos gêneros jornalísticos como a notícia, que constituem práticas discursivas contemporâneas que integram diretamente a vida dos mais diversos indivíduos.
Descrição: BELINI, Raimunda Gomes de Carvalho; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A notícia de jornal no livro didático: uma análise na perspectiva de gêneros. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba. Anais... Campina Grande: REALIZE, 2012, p. 1-15.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19660
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rgcbelini.pdf185,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.