Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19661
Título: Variação regional/popular na obra de Leonardo Mota: aspectos léxicos
Autor(es): Alencar, Maria Silvana Militão de
Palavras-chave: Aspectos semânticolexicais
Leonardo Mota
Cultura nordestina
Data do documento: 2014
Editor: Mídia Gráfica e Editora
Citação: Alencar, M. S. M. (2014)
Resumo: A presente comunicação tem como objetivo descrever e analisar aspectos semânticolexicais das lexias complexas e textuais na obra Adagiário brasileiro de Leonardo Mota. No Estado do Ceará, autores de literatura popular de renome nacional, como Manoel de Oliveira Paiva, Catulo da Paixão Cearense, Patativa do Assaré, Leonardo Mota, dentre outros, retratam a linguagem do nosso estado, bem como nossos costumes e tradições. Esta pesquisa justifica-se por revelar, através do léxico, aspectos da vida cotidiana do sertão nordestino, bem como os valores sócio-histórico-culturais da realidade local. O léxico é o aspecto da linguagem que melhor define a variação, quer seja social, regional ou estilística. É no Léxico que essas variações assumem seu caráter diatópico, diastrático e diafásico.
Descrição: ALENCAR, Maria Silvana Militão de. Variação regional/popular na obra de Leonardo Mota: aspectos léxicos. In: CONGRESSO NACIONAL DE LITERATURA, 2., 2014, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2014, p. 161-173.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19661
ISBN: 978-85-6641465-3
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_smalencar.pdf505,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.