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Título: A interação escrita professor-aluno em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa a partir de um estudo sistêmico-funcional do gênero processamento de grupo
Título em inglês: The teacher-student written interaction in a context of usage of cooperative learning methodology through systemic functional analysis of the group processing genre
Autor(es): Lima, Isabel Muniz;
Orientador(es): Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Produção de textos pelo aluno - ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Processamento de grupo
Systemic functional linguistics
Cooperative learning
Data do documento: 2016
Citação: Lima, I. M.; Moura, A. C. C. (2016)
Resumo: Esta pesquisa analisa como se manifesta a interação escrita professor-aluno em turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Ceará em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa, levando em consideração a estrutura linguística e o contexto social do gênero Processamento de grupo. Para tanto, tem-se como objetivos: I) identificar as ações sociais das professoras e dos alunos; II) analisar os tipos de papéis que eles assumem; e III) examinar de que modo professoras e alunos organizam a mensagem por meio da qual se relacionam nesse contexto. O Processamento de grupo trata-se de um registro oral ou escrito através do qual alunos e professores devem avaliar o trabalho executado pelos grupos de estudantes. Esse gênero textual foi analisado a partir do suporte teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente, investigaram-se as variáveis campo, relações e modo; os Processos e seus Participantes, no Sistema de Transitividade; as categorias de Modo e Resíduo, no Sistema de MODO; as categorias Dado/Novo, no sistema da Estrutura da Informação; e as categorias Tema/Rema, além dos tipos de Tema, no sistema da Estrutura Temática. A análise sistêmico-funcional do gênero Processamento de grupo revelou que a interação entre professoras e alunos, neste universo de pesquisa, baseia-se numa relação dialógica, por meio da qual: a) os alunos descrevem ações positivas ou negativas realizadas em seus grupos cooperativos; e b) as professoras solicitam informações e avaliam aquilo que foi mencionado pelos estudantes. Verificou-se que a descrição das ações apresentadas pelos discentes evidencia em que medida eles desenvolvem os elementos básicos da aprendizagem cooperativa. Espera-se que este estudo auxilie gestores e professores a repensarem os usos do Processamento de grupo a fim de aperfeiçoarem a forma de aplicação desse gênero textual como instrumento de interação entre professores e alunos em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa.
Abstract: This academic research analyses how the teacher-student written interaction is manifested in first grade classes of the Brazilian high school at a public institution in the state of Ceará, in a context of usage of Cooperative Learning methodology taking into account the linguistic structure and the social context of the Group Processing genre. Therefore, targeted goals are: I) identification of social attitudes of teachers and students; II) analysis of the types of roles they assume; and III) examination of how teachers and students organize the message through which they relate themselves in this context. Group Processing is about oral or written register whereby students and teachers should evaluate the work executed by the groups of students. This textual genre was analyzed as of the theoretical support of Systemic Functional Linguistics, more specifically, there have been investigated the variables of field, tenor and mode; the Processes and their participants in the System of Transitivity; the categories of Mood and Residue, in the MOOD System; the categories New/Given, in the system of Structure of Information; and the categories of Theme/Rheme, in the Structure of Theme. The Systemic Functional Analysis of the Group Processing genre has revealed that the teacher-student interaction, in this field of research, is based on a dialogic relation through which: a) students describe either positive or negative attitudes realized in their cooperative groups; and b) teachers request information and evaluate what was mentioned by students. It has been verified that the description of presented actions by the students evidences the extent of their development of the basic elements of Cooperative Learning. It is expected that this study helps school managers and teachers to rethink the usage of Group Processing in order to perfect the application methods of this textual genre as a tool for the interaction of teachers and students in a context of usage of the Cooperative Learning methodology.
Descrição: LIMA, Isabel Muniz. A interação escrita professor-aluno em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa a partir de um estudo sistêmico-funcional do gênero processamento de grupo. 2016. 221f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19695
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