Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19703
Título: A ambivalente figura sol nas letras de canções do pessoal do Ceará
Autor(es): Taveira, Antonio Luann Ferreira
Orientador(es): Saraiva, José Américo Bezerra
Palavras-chave: Pessoal do Ceará (movimento musical) – Música – semiótica
Signos e figuras
Pessoal do Ceará
Soleil
Figure
Data do documento: 2016
Citação: Taveira, A. L. F.; Saraiva, J. A. B. (2016)
Resumo: Nosso trabalho busca investigar os contextos-ocorrências da figura sol nas letras de canções do Pessoal do Ceará da década de 1970 ou, mais especificamente, perceber a variação de significação dessa figura em função da aspectualização proposta por Saraiva (2008) para, ao final, propor um mapeamento do percurso desse enunciador-geral Pessoal do Ceará a partir do revestimento figurativo concretizado nos textos. Para tal tarefa, utilizamos o aporte teórico-metodológico decorrente das pesquisas empreendidas por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores no âmbito do Grupo de Investigações Semiolinguísticas da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em especial a compreensão da construção da significação, tanto na produção como na interpretação, via percurso gerativo do sentido. Como constam das análises das letras de canções dos três primeiros discos de Ednardo, Fagner e Belchior, os conteúdos e valores manifestados pela figura sol oscilam entre euforia e disforia, se consideradas as relações narrativas e as configurações discursivas em questão. Fato que, entre outras coisas, permite recompor o percurso do enunciador Pessoal do Ceará e, consequentemente, avaliar a função da figuratividade nesses textos.
Descrição: TAVEIRA, Antonio Luann Ferreira. A ambivalente figura “sol” nas letras de canções do pessoal do Ceará. 2016. 77f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19703
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_alftaveira.pdf745,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.