Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19732
Tipo: Artigo de Evento
Título: Experiências de desenvolvimento comunitário a partir de um Projeto de Extensão em Psicologia Comunitário no interior do Ceará.
Autor(es): Cardoso, Antonio Alan Vieira
Rodrigues, Denise Costa
Araújo, David Vieira de
Moura Júnior, James Ferreira
Ximenes, Verônica Morais
Palavras-chave: Psicologia comunitária;Comunidades rurais;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Nacional da ABRAPSO
Citação: CARDOSO, Antonio Alan Vieira; RODRIGUES, Denise Costa; ARAÚJO, David Vieira de; MOURA JÚNIOR, James Ferreira, XIMENES, Verônica Morais. Experiências de desenvolvimento comunitário a partir de um Projeto de Extensão em Psicologia Comunitário no interior do Ceará. In: Encontro Nacional da ABRAPSO, 16., 2011, Recife. Anais... Recife: ABRAPSO, 2011.
Resumo: O desenvolvimento comunitário, como é concebido pela Psicologia Comunitária, envolve processos de conscientização dos sujeitos comunitários acerca de sua realidade pautados na autonomia, na democracia, na cooperação e na libertação. É importante ressaltar que todos esses processos são inscritos no psiquismo e marcam profundamente o modo como os sujeitos significam suas relações interpessoais e agem no mundo. Para que eles ocorram, é necessária a real inserção comunitária dos extensionistas envolvidos em intervenções comunitárias. Por meio desta perspectiva, desenvolve-se o projeto de extensão: Desenvolvimento Comunitário na Região do Médio Curu (Sertão do Ceará): Psicologia Comunitária e Comunidades Rurais, que é vinculado ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará. O referido projeto desenvolve uma atuação, desde 2009, na comunidade rural de Canafístula, em parceria com a Escola Popular Cooperativa (EPC), programa de educação popular baseado na aprendizagem cooperativa. Atualmente participam do projeto quatro extensionistas com formação em Psicologia que atuam na comunidade quinzenalmente, nos finais de semana. A partir das avaliações das atividades realizadas no projeto em 2010, uma maior participação dos extensionistas na dinâmica da comunidade foi percebida como meta para realização de uma atuação mais efetiva. Asim, este trabalho tem como objetivo abordar as atividades e as reflexões desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2011 com foco na inserção comunitária a partir de dois eixos principais: a facilitação do grupo "Baluarte" com jovens da comunidade e o mapeamento psicossocial. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19732
ISSN: 1981-4321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_vmximenes.pdf5,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.