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Tipo: Dissertação
Título: Implantação de indicadores balanceados em organizações sem fins lucrativos: um estudo de caso com o Balanced Scorecard no SENAI-CE
Autor(es): Bessa, Francisco Eduardo de Holanda
Orientador: Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Palavras-chave: Desenvolvimento organizacional;Eficiência organizacional;Medição de desempenho;Balanced Scorecard;Associações sem fins lucrativos
Data do documento: 2005
Citação: BESSA, Francisco Eduardo de Holanda. Implantação de indicadores balanceados em organizações sem fins lucrativos: um estudo de caso com o Balanced Scorecard no SENAI-CE. 2005. 141 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.
Resumo: As organizações são desafiadas a estabelecer padrões de monitoramento da performance que conectem a ação à estratégia. Especialmente em organizações sem fins lucrativos, os indicadores financeiros tradicionais não são suficientes para fornecer respostas sobre a capacidade das organizações estabelecerem resultados sustentáveis no médio e longo prazos. Entre as abordagens sobre medição balanceada de desempenho, o Balanced Scorecard (BSC) proposto por Kaplan e Norton estabelece as conexões entre objetivos estratégicos nas dimensões de aprendizagem e crescimento, processos internos, clientes e financeira. O pressuposto que conduz o presente estudo é que elementos do modelo de gestão – como o alinhamento estratégico, a avaliação de desempenho, a execução orçamentária e o comprometimento dos gestores – em organizações que adotam sistemas de gestão com indicadores balanceados como o Balanced Scorecard, experimentam ajustes que são percebidos pelo conjunto de atores que formam a organização. O método de estudo de caso foi aplicado no Departamento Regional do SENAI no Ceará, com a coleta de evidências documentais e mediante aplicação de entrevistas com gestores e de questionários junto aos funcionários. A pesquisa de campo buscou checar a medida em que os diferentes grupos de atores dentro da organização (gestores e funcionários) perceberam as adequações ocorridas em elementos críticos do modelo de gestão de sua organização, após a implantação do Balanced Scorecard. Os dados coletados evidenciaram que, no caso estudado, os efeitos ocorridos sobre os elementos do modelo de gestão não foram tão intensos como sugere a literatura revisada, apesar da percepção dos respondentes pesquisados quanto aos benefícios decorrentes da implantação do BSC após o primeiro ano de sua aplicação no SENAI-CE.
Abstract: The organizations face the challenge to establish performance standards and to connect the action to the strategy. Especially in non-profit organizations, the traditional financial indicators are not enough to supply answers on the capacity of the organizations to reach sustainable results in the medium and long terms. Among the approaches on balanced measurement of performance, the Balanced Scorecard (BSC) sets the connections of strategical objectives in the dimensions of learning and growth, processes, customers and finance. After looking over the bibliography, it is considered that some elements of the model of management – such as the strategical alignment, the evaluation of performance, the budgetary execution and the commitment of the managers - in organizations which adopt management systems like the Balanced Scorecard, pass for adjustments that are perceived by managers and employees. The method of case study was applied in the Regional Department of SENAI-CE, with the collection of documentary evidences, the application of guided interviews with the managers and structured questionnaires to the employees. This study aims at the perceptions of managers and employees about the occured adequacies on the critical elements of the management model, after the implantation of the Balanced Scorecard. The survey enabled us to show that, in this case, the effects on the elements of the management model were not so intense as it is suggested by the bibliography, despite the perception of the benefits of the implantation of the BSC after the first year of its application in SENAI-CE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19759
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