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Título: MALTU – um modelo para avaliação da interação em sistemas sociais a partir da linguagem textual do usuário
Título em inglês: MALTU - model for evaluation of interaction in social systems from the Users Textual Language
Autor(es): Mendes, Marília Soares
Orientador(es): Castro, Miguel Franklin de
Palavras-chave: Interação Humano-Computador
Usabilidade
Experiência do usuário
Processamento da Linguagem Natural
Mineração de Dados
Human Computer Interaction (HCI)
Usability
User Experience
Data do documento: 2015
Citação: MENDES, M. S. (2015)
Resumo: A área de Interação Humano-Computador (IHC) tem sugerido muitas formas para avaliar sistemas a fim de melhorar sua usabilidade e a eXperiência do Usuário (UX). O surgimento da web 2.0 permitiu o desenvolvimento de aplicações marcadas pela colaboração, comunicação e interatividade entre seus usuários de uma forma e em uma escala nunca antes observadas. Sistemas Sociais (SS) (e.g., Twitter, Facebook, MySpace, LinkedIn etc.) são exemplos dessas aplicações e possuem características como: frequente troca de mensagens e expressão de sentimentos de forma espontânea. As oportunidades e os desafios trazidos por esses tipos de aplicações exigem que os métodos tradicionais de avaliação sejam repensados, considerando essas novas características. Por exemplo, as postagens dos usuários em SS revelam suas opiniões sobre diversos assuntos, inclusive sobre o que eles pensam do sistema em uso. Esta tese procura testar a hipótese de que as postagens dos usuários em SS fornecem dados relevantes para avaliação da Usabilidade e da UX (UUX) em SS. Durante as pesquisas realizadas na literatura, não foi identificado nenhum modelo de avaliação que tenha direcionado seu foco na coleta e análise das postagens dos usuários a fim de avaliar a UUX de um sistema em uso. Sendo assim, este estudo propõe o MALTU – Modelo para Avaliação da interação em sistemas sociais a partir da Linguagem Textual do Usuário. A fim de fornecer bases para o desenvolvimento do modelo proposto, foram realizados estudos de como os usuários expressam suas opiniões sobre o sistema em língua natural. Foram extraídas postagens de usuários de quatro SS de contextos distintos. Tais postagens foram classificadas por especialistas de IHC, estudadas e processadas utilizando técnicas de Processamento da Linguagem Natural (PLN) e mineração de dados e, analisadas a fim da obtenção de um modelo genérico. O MALTU foi aplicado em dois SS: um de entretenimento e um SS educativo. Os resultados mostram que é possível avaliar um sistema a partir das postagens dos usuários em SS. Tais avaliações são auxiliadas por padrões de extração relacionados ao uso, aos tipos de postagens e às metas de IHC utilizadas na avaliação do sistema.
Abstract: The field of Human Computer Interaction (HCI) has suggested various methods for evaluating systems in order to improve their usability and User eXperience (UX). The advent of Web 2.0 has allowed the development of applications marked by collaboration, communication and interaction among their users in a way and on a scale never seen before. Social Systems (SS) (e.g. Twitter, Facebook, MySpace, LinkedIn etc.) are examples of such applications and have features such as: frequent exchange of messages, spontaneity and expression of feelings. The opportunities and challenges posed by these types of applications require the traditional evaluation methods to be reassessed, taking into consideration these new characteristics. For instance, the postings of users on SS reveal their opinions on various issues, including on what they think of the system. This work aims to test the hypothesis that the postings of users in SS provide relevant data for evaluation of the usability and of UX in SS. While researching through literature, we have not identified any evaluation model intending to collect and interpret texts from users in order to assess the user experience and system usability. Thus, this thesis proposes MALTU - Model for evaluation of interaction in social systems from the Users Textual Language. In order to provide a basis for the development of the proposed model, we conducted a study of how users express their opinions on the system in natural language. We extracted postings of users from four SS of different contexts. HCI experts classified, studied and processed such postings by using Natural Language Processing (PLN) techniques and data mining, and then analyzed them in order to obtain a generic model. The MALTU was applied in two SS: an entertainment and an educational SS. The results show that is possible to evaluate a system from the postings of users in SS. Such assessments are aided by extraction patterns related to the use, to the types of postings and to HCI factors used in system.
Descrição: MENDES, Marília Soares. MALTU – um modelo para avaliação da interação em sistemas sociais a partir da linguagem textual do usuário. 2015. 199 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19820
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