Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19872
Título: Edição e estudo linguístico de documentos da Batalha de Guaxenduba (1614/1615)
Autor(es): PROCÓPIO, Eliabe dos Santos
COAN, Márluce
Palavras-chave: Linguística histórica
Filologia portuguesa
Brasil colonial
Data do documento: 2013
Editor: FUNAPE
Citação: PROCÓPIO, E. S.; COAN, M. (2013)
Resumo: Este trabalho é parte do projeto de pesquisa Edição e Estudo Linguístico de Documentos Portugueses no Arquivo Geral de Indias/Espanha (sécs. XV, XVI, XVII, XIX), o qual congrega documentos escritos em Língua Portuguesa em colônias portuguesas na América e na Ásia, tendo com autores lusofalantes ou estrangeiros. Como resultado preliminar, tomamos como exemplo os textos referentes à Batalha de Guaxenduba (1614), confronto militar ocorrido entre militares portugueses/brasileiros e franceses, os quais haviam ocupado a ilha de São Luis/Maranhão. Apresentamos alguns dados ligados ao contexto histórico, no qual relacionamos história oficial com os textos estudados; à edição, na qual apresentamos seus aspectos filológicos; e ao estudo linguístico dos textos, no qual selecionamos alguns fenômenos que mais nos chamaram a atenção, atentando para os níveis gráfico-fônético, morfossintátio, sintático-semântico e lexical. O grupo temático analisado compõe-se de apenas três textos – um auto de interrogatório, integrado a uma capitulação (1614), e dois relatos de viagem (1615) – todos eles escritos por lusofalantes, em território brasileiro.
Descrição: PROCÓPIO, Eliabe dos Santos; COAN, Márluce. Edição e estudo linguístico de documentos da Batalha de Guaxenduba (1614/1615). In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - SIMELP, 4., 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: FUNAPE, 2013, p. 2217-2225.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19872
ISBN: 978-85-8083-120-7
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_eprocopio.pdf250,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.