Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19875
Título: O agir dos professores de espanhol no ensino à distância
Autor(es): Abreu, Kélvya Freitas
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Palavras-chave: Ensino à distância
O agir docente
O agir dos professores de espanhol
EaD
Data do documento: 2010
Editor: Colóquio Nacional sobre Hipertexto (Chip)
Citação: ABREU, K. F.; BAPTISTA, L. M. T. R. (2010)
Resumo: A incorporação de novas tecnologias no ambiente pedagógico foi de tal forma rápida e com tanta intensidade nas últimas décadas, que os profissionais dessa área ainda não tiveram a oportunidade de acompanhar as novas terminologias e até mesmo de se capacitar para tal ferramenta, pois o uso do computador na educação virtual modificou e modifica a todo momento o cotidiano da educação, incluindo hipermídias, redes de comunicações interativas e tecnologias intelectuais de cibercultura na internet (ABREU, 2009). Os pontos que nos interessam verificar neste estudo dizem respeito às crenças que os professores de espanhol do ensino superior na modalidade semipresencial do curso de Letras-Espanhol da Universidade Aberta do Brasil (UAB – Ceará) têm sobre o seu trabalho. Visto que refletir sobre o dizer do seu agir docente na prática acaba por nos revelar determinadas posturas de ensino, caminhos para conhecer a ação, o agir real do professor diante dessa modalidade. Trata-se de um estudo-piloto exploratório de cunho interpretativista; para tal, levantamos os seguintes questionamentos: que visões de ensino emergem no discurso desses professores? Como se sentem diante dessa nova tecnologia/ferramenta de ensino? Há comparações com o ensino presencial? Aplicamos um questionário e analisamos como no discurso/fala desses professores se materializam determinadas crenças sobre a sua própria prática nessa modalidade de ensino. Em nossa análise, tomamos como base a concepção de crenças de Barcelos (2006) e a categoria de análise sobre o agir real e o agir prescrito de Bronckart (2006, 2008). Enfocamos o discurso dos professores enfatizando o pensar, o crer e o realizar de fato sua prática, a partir do exame de como se posicionam, em seus discursos, professores, tutores ou mediadores da EaD.
Descrição: ABREU, Kélvya Freitas.; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. O agir dos professores de espanhol no ensino à distância. In: COLÓQUIO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO (CHIP), 2., 2010, Fortaleza. Anais... Fortaleza: 2010, p. 32-37.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19875
ISSN: 2178-2555
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_kfabreu.pdf108,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.