Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19880
Tipo: Artigo de Evento
Título: Gênero canção e discurso lúdico - o lugar da canção popular em tipologias discursivas
Autor(es): Costa, Nelson Barros da
Palavras-chave: Gênero canção;Discurso lúdico;Canção popular
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Citação: COSTA, Nelson Barros da. Gênero canção e discurso lúdico - o lugar da canção popular em tipologias discursivas. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO, 3., 2015, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2015, p. 1-13.
Resumo: Este trabalho discute o ponto de vista de algumas teorias do discurso acerca da questão da ludicidade discursiva. Consideraremos três dessas teorias para verificar como elas destacam diferentes dimensões da ludicidade discursiva e o espaço que reservam para os usos não-úteis ou não-sérios da linguagem. Tais orientações são a Teoria dos Atos de Fala, na visão de Austin e Searle; a perspectiva sócio-histórica da Análise do Discurso, de Eni Orlandi; e o Dialogismo do Círculo de Bakhtin. Discutiremos tais teorias usando como elemento problematizador a inserção do gênero canção no âmbito das tipologias criadas para dar conta das diferentes formas de uso da linguagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19880
ISSN: 2238-2771
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_nbcosta.pdf224,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.