Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19882
Título: O (des)acesso discursivo na construção da representação do jovem pela mídia
Autor(es): BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis
NUNES, Tiago Alves
SANTOS, Gênesson Johnny Lima
Palavras-chave: Acesso discursivo
Representação social
Mídia
Data do documento: 2014
Editor: Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
Citação: BAPTISTA, L. M. T. R.; NUNES, T. A. ; SANTOS, G. J. L. (2014)
Resumo: Objetivamos, com o presente trabalho, investigar os processos discursivos envolvidos na construção da representação do jovem, em contexto de violência, pela mídia jornalística. Para tanto, utilizaremos o acesso discursivo como categoria analítica, isto é, como vetor de representação. O corpus provém de textos jornalísticos publicados nos periódicos colombianos La república, El Espacio, El Colombiano e El mundo em suas versões eletrônicas. Como base teórica, recorremos aos trabalhos de van Dijk (2008, 2009), em relação aos Estudos Críticos do Discurso; Moscovici (2009), no que diz respeito à Teoria da Representação Social; e Falcone (2005), no que concerne à categoria analítica, ou seja, o acesso discursivo.
Descrição: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NUNES, Tiago Alves; SANTOS, Gênesson Johnny Lima. O (des)acesso discursivo na construção da representação do jovem pela mídia. In: FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS, 4., 2014, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/GEPLA, 2014, p. 299-317.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19882
ISSN: 2448-2587
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_lmtrbaptista.pdf233,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.