Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19889
Título: Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue
Autor(es): NUNES, Tiago Alves
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis
Palavras-chave: Bilinguismo
Multiletramentos
Interculturalidade
Data do documento: 2015
Editor: Congresso Internacional da ABRALIN
Citação: NUNES, T. A.; BAPTISTA, L. M. T. R. (2015)
Resumo: O bilinguismo tem sido bastante estudando e discutido no ambiente acadêmico. Este trabalho, portanto, objetiva mostrar e aclarar os principais conceitos de bilinguismo da literatura acadêmica e fazer considerações em torno da adoção desse tipo de educação, principalmente no que se referem à alfabetização, às transferências e aos materiais de input linguístico. Nesse contexto, o uso dos multiletramentos e a adoção de um ensino intercultural podem contribuir para fomentar uma identidade cultural, tendo em vista as dimensões multiculturais da realidade. Teoricamente, nosso estudo embasase nas Novas Teorias do Letramento, principalmente no tocante aos multiletramentos (ROJO, 2009, 2012; CAZDEN, 1996); no que diz respeito à educação intercultural, nos baseamos em Iglesias (2010), quem apresenta alguns conceitos e problematizações importantes para o desafio do ensino intercultural em aulas de línguas. Metodologicamente, em um primeiro momento, recorremos aos principais conceitos de bilinguismo, a fim de aclarar em que consiste, bem como discutir quem pode ser considerado bilíngue; em segundo lugar, mostraremos como o ensino bilíngue pode ser tomado, levando em consideração o aporte teórico já citado. Ter como base os estudos dos multiletramentos e a educação intercultural numa educação bilíngue favorece um ensino de língua mais ético, pois essa prática impulsiona múltiplas práticas linguageiras; assim, o ensino de língua, por um lado, pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência intercultural e, por outro, para a instauração de um espaço de contato entre línguas que afetam a subjetividade. Daí, portanto, a justificativa da presente proposta.
Descrição: NUNES, Tiago Alves; BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Multiletramentos, educação intercultural e bilinguismo: conceitos e considerações para adoção de uma educação bilíngue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 2015, Belém. Anais... Belém: ABRALIN/PPGL/UFPA, 2015, p. 1526-1536.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19889
ISSN: 2179-7145
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_tanunes.pdf900,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.