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Título: A estética contemporânea: nova poética, novo olhar
Título em inglês: The contemporary aesthetic: new poetry, new look
Autor(es): BYLAARDT, Cid Ottoni
Palavras-chave: Pós-modernismo
Dispersão de saberes
Novo olhar
Data do documento: 2012
Editor: Estudos de literatura brasileira contemporânea
Citação: BYLAARDT, C. O. (2012)
Resumo: O chamado Pós-modernismo no Brasil, como na maioria dos países do mundo ocidental, é um fenômeno multifacetado, repleto de indeterminação. Um dos aspectos desse panorama é a desconfiança das estruturas discursivas pretensamente estáveis que pareciam caracterizar a linguagem modernista, a consciência da precariedade dos fundamentos e determinações, disseminando-se então na ideia de errância, de dispersão, de insuficiência do pensamento dialético de supor-te racionalista-iluminista. Essa atitude tende a produzir uma estética do estranhamento, em que a literatura parece inclinar-se a se configurar como uma atividade singular, um ato indiferenciado daquele que escreve, no avesso obscuro e silencioso da linguagem. Este texto pretende empreender uma reflexão sobre como essa dispersão de saberes, e suas relações com o poder de dizer se processam em algumas obras já canônicas da literatura brasileira contemporânea, e como essa condição parece determinar uma nova maneira de se olhar essa literatura, subvertendo os saberes, as formas, os gêneros, os conceitos que até um certo momento nos bastavam para enquadrar o texto literário.
Abstract: The so-called Post-modernism in Brazil, as in most western countries, is a multiple phenomenon, full of indetermination. One aspect of this panorama is the distrust of speech structures once considered stables that seemed to characterize the modernist language, and also the consciense of the precarious status of the groundworks and determinations, which is disseminated in the idea of scattering, of insuficiency of the dialectics supported by enlightenment and rationalism. This attitude tends to produce an aesthetics of unfamiliarity, in which literature is inclined to be seen as a singular activity, as an indiferentiated act achieved by the one who writes, in the obscure and silent side of language. This text intends to make a reflection on some renowned poems of the contemporary brazilian literature, and on how this condition seems to determine a new look to this literature, subverting the knowledge, the forms, the genders, the concepts that at a certain point were sufficient to explain the literary text.
Descrição: BYLAARDT, Cid Ottoni. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n.39, p. 215-233, jan./jun. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19911
ISSN: 2316-4018 (online)
1518-0158 (impresso)
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