Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19957
Título: Demolindo a sociedade burguesa: intelectuais e imprensa libertária no Ceará
Autor(es): PEREIRA, Adelaide Maria Gonçalves
Palavras-chave: Imprensa
Movimento operário
Anarquismo
Data do documento: 2003
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: PEREIRA, A. M. G. (2003)
Resumo: Este artigo procura analisar os primeiros esforços de constituição de uma imprensa libertária em Fortaleza, nas primeiras décadas do século XX. A partir das experiências culturais no Liceu do Ceará e na Faculdade de Direito, um grupo de jovens intelectuais se propõe a realizar uma crítica da sociedade através de um jornalismo atuante, de caráter libertário, criando jornais como O Demolidor, Voz dos Graphicos, O Regenerador e O Combate. É possível avaliar o aparecimento dessa imprensa a partir de três fatores: o crescimento urbano acelerado, a formação de núcleos operários atuantes e o intercâmbio entre operários locais e de outros centros industriais do Brasil e de Portugal.
Abstract: This article aims to analyse the very first efforts to constitute a anarchist press in Fortaleza, in the early 20·h century. After many experiences in Liceu do Ceará and Faculdade de Direito, a group of young intelectuals tried to create a acting press, in a anarchist way of thinking They created newspapers like O Demolidor, Voz dos Graphicos, O Regenerador" and O Combate. The appearing of this press was possible due to three factors: the aceleration of the urban growth, the formation of acting labourers groups, and me exchange between local labourers and orhers from Brazil and Portugal.
Descrição: PEREIRA, Adelaide Maria Gonçalves. Demolindo a sociedade burguesa: intelectuais e imprensa libertária no Ceará. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 77-93, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19957
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_amgpereira.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.