Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19962
Título: Resenha de Nordestino: uma invenção do falo – uma história do gênero masculino (Nordeste – 1920-1940)
Autor(es): CASTELO, Sander
Palavras-chave: Nordestino
Liberalismo
Capitalismo
Valores patriarcais
Data do documento: 2003
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: CASTELO, S. (2003)
Resumo: Neste trabalho, Durval Muniz dá continuidade à pesquisa empreendida no doutorado, desenvolvendo questões somente apontadas em A Invenção do Nordeste e Outras Artes (Recife: FJN, Massangana; São Paulo: Cortez, 1999). Se a estratégia anterior era a de desmascarar o engendramento de determinada espacialidade por uma rede discursiva que trabalhava para barrar o avanço das relações capitalistas de produção, agora o autor detém-se sobre os enunciados acerca das relações de gênero agenciados por este dispositivo de poder conservantista, A invenção do "nordestino", figura viril, máscula, rústica, campestre, filho da terra e do sol, será, então, peça importante da maquinaria discursiva que procura pôr em funcionamento a região "Nordeste". Contrário exato do feminino, identificado ao liberalismo, à República, à cidade e ao dinheiro, em suma, à sociabilidade burguesa, este ser épico, expressando a reação de uma elite decadente que procura prorrogar sua derrocada, tomará matizes que remetem aos valores patriarcais do Império. O Pai, aquele que impera no lar e na localidade rural, vai, pois, ser contraposto à Mãe, figura trágica que abandona o lar para tornar-se puta na cidade...
Descrição: CASTELO, Sander. Resenha. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 233-236, 2003. Resenha de: ALBUQUERQUE, JÚNIOR, Durval Muniz de. Nordestino: uma invenção do falo – uma história do gênero masculino (Nordeste – 1920-1940). Maceió: Edições Catavento, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19962
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_scastelo.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.