Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19964
Título: Resenha de Holocaustos coloniais: clima, fome, e imperialismo na formação do terceiro mundo
Autor(es): FERRERAS, Norberto Osvaldo
Palavras-chave: Ecologia
Política
Literatura
Data do documento: 2003
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: FERRERAS, N. O. (2003)
Resumo: Mike Davis é bastante conhecido entre aqueles que têm como temáticas de pesquisa a ecologia e a política. Para isso, é só lembrar seus livros já editados no Brasil, como Ecologia do Medo. Los Angeles e a fabricação de um desastre(Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2001) e Cidade de Quartzo. Escavando o futuro em Los Angeles (São Paulo: Scritta, 1993), nos quais analisa a cidade de Los Angeles e suas mudanças de perfil urbano e social nos anos setenta e oitenta. Em Holocaustos Coloniais, Mike Davis parte das posições anteriores para tentar compreender os aspectos mundiais da expansão do capitalismo e as suas conseqüências sociais e ambientais. Este livro está muito bem escrito, facilitando a leitura, o que acaba permitindo ao leitor uma aproximação a um dos fenômenos mais mencionados e pouco conhecidos da história ambiental: a oscilação na temperatura das águas do oceano Pacífico, conhecida como El Nino, e ainda a reversão do fenômeno, conhecida como La Nina. El Nino / La Nina são fenômenos naturais de vastíssimas conseqüências sociais que não se limitam às secas do Brasil e da região das Monções na Ásia e ainda na África. Afetam, ainda, os pescadores e produtores rurais da costa do Pacífico da América do Sul, aos Pampas rio-platenses e a Oceania. Para analisar esses fenômenos naturais, Davis opta por prender a atenção do leitor com uma das férias familiares mais famosas e mais bem documentadas do século XIX: a viagem ao redor do mundo empreendida por Ulysses S. Grant e família. O ex-presidente americano e antigo general Yankee, vencedor da Guerra Civil Americana, decidiu sair dos Estados Unidos para recuperar o prestigio perdido com denúncias de corrupção durante o seu governo. Na viagem, marcada por uma série de gaffis diplomáticas, atravessou o Egito, a índia e a China, no meio da devastadora seca de 1877-1878, 1.111 conhecida no Brasil. Esta narrativa demonstra o caráter sincrônico e universal da seca e é a porta de ingresso das análises de Mike Davis...
Descrição: DAVIS, Mike. Holocaustos coloniais: clima, fome, e imperialismo na formação do terceiro mundo. Rio de Janeiro/São Paulo: Record Editora, 2002 (1ª ed. em inglês: 2001), 486 p. Resenha de: FERRERAS, Norberto Osvaldo. Resenha. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 237-241, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19964
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_noferreras.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.