Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19977
Título: O Brasil de Capistrano de Abreu: características de sua produção historiográfica
Autor(es): FALCON, Francisco José Calazans
Palavras-chave: História do Brasil
Século XIX
América portuguesa
Público receptor/consumidor
Data do documento: 2004
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: FALCON, F. J. C. (2004)
Resumo: A história da História do Brasil no séc. XIX em perspectiva: os momentos significativos. A noção de momentos significativos refere-se, em primeiro lugar à evidenciação de uma intenção - a "intenção de fazer história" - assim entendida como intenção de informar sobre o Brasil (ou sobre a América Portuguesa, durante o período colonial) e de formar o Brasil (somente, é claro, a partir do segundo momento significativo mencionado mais adiante ). Assim, a intenção de formar/ informar apresenta-se com duas características: traduz e revela as relações entre produtores de textos portadores de uma intenção (desde os primeiros cronistas) e seu público receptor/consumidor, sem que se possa esquecer, porém, a questão dos mecanismos e das políticas de difusão existentes (ou ausentes) em cada momento considerado - daí alguns deles terem permanecido como manuscritos só descobertos séculos mais tarde, enquanto outros puderam ser rapidamente divulgados e consumidos. A segunda característica de formar/informar tem a ver com aquilo que Antonio Cândido denomina de o caráter empenhado da produção historiográftca, isto é, um empenho tal que não se constrange em eventualmente sacrificar o instrumental teórico e os pressupostos metodológicos em benefício de uma intenção maior - a de informar ou formar uma Nação. Conforme lembra o historiador limar R. de Mattos, ao trabalharmos com as noções de intenções e de momentos significativos, não devemos atribuir-lhes um sentido imanente ou meramente cronológico, uma vez que entram aí também, em linha de conta, componentes culturais múltiplos, ou seja, a "totalidade político-espiritual" mencionada por W. Benjamin. Podemos considerar, aqui, tendo em vista os nossos objetivos, a existência de três grandes momentos significativos, nos quais os autores que melhor os representam são, na verdade, autênticos cristalizadores ou formadores de imagens empenhados em formular interpretações e propor projetos para a sociedade brasileira. Devemos então observar que sempre existem relações de continuidade e de ruptura entre um momento e outro, embora sua problemática mais geral seja a da construção/definição da Nação. Daí resulta que é a partir desse tema central que se explicitam as demais questões, as quais ora retomam/repetem o que já foi dito, ora propõem novos caminhos, diferentes ou mesmo em franca oposição a idéias supostamente consensuais...
Descrição: FALCON, Francisco José Calazans. O Brasil de Capistrano de Abreu: características de sua produção historiográfica. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 65-77, 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19977
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_falconfjc.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.