Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2000
Título: Conservação do pargo, Lutjanus purpureus Poey, pela ação da clorotetraciclina
Autor(es): Ogawa, Masayoshi
Bastos, José Raimundo
Palavras-chave: Lutjanus purpureus - Maranhão
Data do documento: 1971
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, M.; BASTOS, J. R. (1971)
Resumo: A conservação de pescado pela ação de antibióticos e outros preservantes químicos já é comum em vários países. Uno et al. (1957) estudaram a ação da clorotetraciclina (CTC) na conservação de algumas espécies marinhas. Ttakuda (1970) pesquisou a descoloração dos penes vermelhos, buscando solucioná-la através de agentes químicos. Ogawa et al.(1970 a e b) estudaram a ação da CTC na preservação de caudas de lagostas do gênero Panulirus Gray. Objetivou-se no presente estudo melhorar as técnicas de conservação do pargo, Lutjanus purpureus Poey, com a utilização de CTC e anti-oxidantes, como preservativos contra a putrefação e a descoloração, respectivamente. Teve-se por finalidade evitar as perdas verificadas nos desembarques da espécie, realizados CE portos do nordeste brasileiro, estimadas, a grasso modo, em torno de l0% sobre o total das capturas.
Descrição: OGAWA, Masayoshi; BASTOS, Jose Raimundo. Conservação do pargo, Lutjanus purpureus Poey, pela ação da clorotetraciclina. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 11, n.2, p. 87-90, dez. 1971.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2000
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_mogawaa.pdf226,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.