Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20000
Título: Morar e viver no nordeste do Brasil: Fortaleza, séc. XIX
Autor(es): SAMARA, Eni de Mesquita
SOUSA, José Weyne de Freitas
Palavras-chave: População brasileira
Século XIX
Nordeste
Fortaleza
Data do documento: 2006
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: SAMARA, E. M.; SOUSA, J. W. F. (2006)
Resumo: Neste texto discute-se as mudanças da população brasileira, na segunda metade do século XIX, no aspecto arquitetônico, analisando os modos de vida, casas, hábitos e costumes, enfatizando especialmente a cidade de Fortaleza. A escolha se justifica pelo fato de existirem poucos estudos que contemplem vilas e cidades brasileiras do Nordeste, durante o século XIX, e também por apresentarem características particulares e regionais . A pesquisa está baseada em fontes documentais do período, como: Relatórios de Presidente de Província e Estado, Códigos de Posturas, recenseamentos, periódicos da época e memorialistas. Com isso, pretende-se resgatar os vários perfis da cidade ao longo do século XIX, descrevendo os habitantes, as formas de organização dos domicílios e o cotidiano da época, marcado por diferenças sociais, econômicas e culturais que se entrelaçam nas experiências dos diversos sujeitos interligadas através da sua área central com os arrabaldes.
Descrição: SAMARA, Eni de Mesquita; SOUSA, José Weyne de Freitas. Morar e viver no nordeste do Brasil: Fortaleza, séc. XIX. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 41-67, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20000
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_samaraem.pdf10,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.