Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20005
Título: O sertão errante de Antonio Conselheiro
Autor(es): CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Antonio Conselheiro
Canudos
Literatura
Data do documento: 2006
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: CARVALHO, F. G. C. (2006)
Resumo: A biografia borra, propositalmente, as fronteiras entre realidade e ficção. Uma vida precisa ser inventada e nenhuma vida se inventa de modo inocente, mas do ponto de vista ideológico, juntando cacos, formando nexos pretendendo chegar a um ponto determinado. De uma vida podemos ter epifanias, cintilações, pequenos instantes que se deixam insinuar por entre as frestas do vivido e do acontecido. Uma vida não se reconstitui. É uma tarefa vã, tentar justapor episódios e construir um arremedo de nexo. No máximo, chegaremos à paródia. Neste sentido, a autobiografia é ainda mais complicada, pela seleção e edição que faz seu autor. A vida é reescrita ao se contar. Daí pode-se dizer que ela é mais uma narrativa, com as prerrogativas do mito e sem o rigor que se exige de um relato histórico. Por mais que se acumulem documentos, que se anotem datas, que se alinhem episódios e se tente dar conta desta empreitada, ela será sempre inútil. Uma vida se vive. A vida pública, por estar sujeita a outras regras, a uma superexposição, pode ser melhor rastreada. Foi assim com Cristo, foi assim com Conselheiro. O que aconteceu com Antonio Vicente Maciel antes de chegar a Canudos e se tornar, aí sim, a referência de um dos episódios mais significativos da história brasileira na era republicana, se perde na voragem do tempo...
Descrição: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. O sertão errante de Antonio Conselheiro. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 219-227, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20005
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_gcarvalho.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.