Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20006
Título: Em busca de um “milagre”. A realização de “Milagre em Joaseiro”
Autor(es): CAVA, Ralph Della
Palavras-chave: Milagre em Joaseiro
Literatura cearense
Padre Cícero
Data do documento: 2006
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: CAVA, R. D. (2006)
Resumo: Assim como a maioria dos romeiros que vai ao Joaseiro, eu também parti, há cerca de quarenta e um anos, de Nova Iorque, em busca de um "Milagre". Sete anos depois, em 1970, este surgiu, de modo absolutamente maravilhoso - e na forma impressa, exatamente - sob o título de Milagre em Joaseiro. Obra inaugural daquele então candidato ao grau de doutor, que se apresenta hoje diante dos ouvintes, foi o livro que por pouco não foi escrito. A história que narro a seguir é exatamente sobre como isso se deu. Será que todos os santos dos céus chamaram para si a tarefa de intervir em meu favor nos momentos certos? Não sei dizer. Que eu labutei como se tudo dependesse somente de mim, isso não nego. O fato de saber muito bem que, a não ser por um golpe de sorte, todos meus esforços seriam em vão, é, em termos simples, um axioma antigo da família - tão antigo quanto o mundo Mediterrâneo de onde viemos. Independentemente, porém, do quanto me resignei, ou pareci resignar-me, perante o destino, sou o primeiro a admitir que Milagre em Joaseiro foi, na mesma medida, uma aventura e um desafio. Sinceramente, foi a mais fantástica aventura pessoal em termos de esperança e determinação, o mais exigente dos desafios ao intelecto e à disciplina com que me havia deparado até então. Em parte por esse motivo, gostaria, com a permissão dos ouvintes, de compartilhar algumas das lembranças proporcionadas por aquela experiência. Faço-o em tributo a outros acadêmicos, muitos dos quais estão presentes neste Simpósio. Graças às suas próprias "aventuras e desafios", ao longo das últimas quatro décadas, eles contribuíram e muito, para o que há de novo e útil acerca do Padre Cícero e do seu maior legado, ou seja, esta cidade de trabalhadores e artesãos, de poetas e artistas, de acadêmicos, professores, médicos e religiosos, e também de advogados e políticos. Faço-o, também, justamente porque eu mesmo parei de contribuir: muitos, muitos meses antes de Milagre em Joaseiro ser publicado, outras vias de pesquisa e estudo já estavam redefinindo o meu futuro"...
Descrição: CAVA, Ralph Della. Em busca de um “milagre”. A realização de “Milagre em Joaseiro”. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 09-34, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20006
ISSN: 1676-3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_rdcava.pdf11,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.