Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20015
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Incursão de João do Rio no universo religioso carioca
Autor(es): Salgado, José Ronaldo Aguiar
Palavras-chave: João do Rio;Rio de Janeiro;Religião
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Trajetos Revista de História UFC
Citação: SALGADO, José Ronaldo Aguiar. Incursão de João do Rio no universo religioso carioca. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 293-295, 2006.
Resumo: O alvorecer do século XX, no Rio de Janeiro, tem nas tintas e letras do papel jornal um personagem que marca a cena citadina, com reportagens e crônicas de intensa repercussão na futura Cidade Maravilhosa. As religiões no Rio (1905) e A alma encantadora das ruas (1907) despertam o interesse da população fluminense. Publicados originalmente em série pelo jornal Gazeta de Notícias, os textos sedimentam de vez o nome de Paulo Alberto Coelho Barreto, mais conhecido pelo nome de João do Rio, na cena cultural da recém-implantada República. Esta resenha tem o foco voltado para o livro As religiões no Rio, relançado recentemente no mercado editorial brasileiro, no momento em que a produção de João do Rio é (re)visitada por estudos e pesquisas em boa parte das universidades brasileiras. O tema é visto pelo autor como "um misterioso sentimento, misto de terror e de esperança, a simbolização de um poder que não temos e almejamos ter (. ..)", e desperta uma curiosidade de proporções inimagináveis, num Rio de Janeiro submetido aos processos de modificações urbanísticas, políticas e culturais - características da ação administrativa com viés modernizador posta em prática pelo prefeito Pereira Passos, no período. As religiões no Rio é um livro determinante na trajetória profissional de João do Rio. Inicialmente recebidas com a pecha de reportagens e crônicas sensacionalistas, mais tarde ganhariam contornos mais sérios e abordagens mais profundas. João do Rio mergulha no universo religioso carioca, atraindo para si olhares entre desconfiados e admirados, ante o impacto causado pelo conteúdo dos textos seriados, à moda dos folhetins...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20015
ISSN: 1676-3033
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_ronaldosalgado.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.