Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20087
Título: Brincando no (canto-que-dança) do Ijexá com o bumba-meu-boi: teatro do encantamento da ancestralidade africana em Fortaleza a cidade tan-tan
Título em inglês: Jugando en el (canto-que-baila) del Ijexá con el bumba-meu-boi: teatro del encantamiento de la Ancestralidad africana en Fortaleza, La Ciudad Tan-tan
Autor(es): SANTOS, Francisco Wellington Pará dos
Orientador(es): CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes
Palavras-chave: Oralidade
Ancestralidade africana
Fortaleza (CE) – relações raciais
Candomblé Ketu
Ijexa
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS, F. W. P.; CUNHA JÚNIOR, H. A. (2015)
Resumo: A Tese Brincando no (Canto-que-Dança) do Ijexá com o Bumba-meu-Boi: Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan, tem por objetivo aprofundar estudos da minha dissertação de mestrado. No referido trabalho movimentávamos uma discussão na intenção de fazer o pensamento cantar e dançar como festivamente ensina a cultura tradicional africana de matriz ioruba, a fim de elencar possibilidades para a construção de uma Educação Teatral assentada na Ancestralidade Africana e na Afrodescendência. Agora, no doutorado, a proposta é focar-se na ritualística de saberes do Candomblé Ketu. Daí fazer batucar o Movimento (Canto-que-Dança) do Ijexá: Exu-Oxum-Logun com o Brinquedo Afro Ancestral do Bumba-meu-Boi. Quando o Ijexá Movimenta o Bumba-meu-Boi, c@ntando a história da minha descendência, dessa conexão nasce meu feto-filho – Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana – parido no meu útero negro. Nosso projeto, orientado pelos conceitos da Ancestralidade Africana e da Afrodescendência quer plantar os Fundamentos Afrodescendentes de uma Educação Teatral, tendo por base uma oralidade toda minha. O que desejamos é nos emprenhar com uma experiência outra no sentido de mobilizar e desenvolver o corpo para uma expressividade teatral orgulhosamente afrodescendente. Ao final dos trabalhos instituir uma alternativa de Educação em Teatro que não nos oprima nem nos agrida por sermos as pessoas que somos.
Resumo em espanhol: La tesis Jugando con el (Canto-que-baila) del Ijexá con el Bumba-meu-boi: teatro del encantamiento de la ancestralidad africana en Fortaleza, la ciudad alocada”, tiene como meta profundizar estudios de mi disertación de maestría. En este trabajo habíamos creado una discusión con el intento de hacer el pensamiento cantar y bailar como festivamente enseña la cultura tradicional africana de origen iorubá con el objetivo de elencar posibilidades para la construcción de una Educación Teatral asentada en la Ancestralidad africana y Afrodescendencia. Ahora, en el doctorado, la propuesta es enfocar la ritualística de saberes del Candomblé Ketu. De ahí el batuque con el Movimiento (Canto-que-baila) del Ijexá: Exu-Oxum-Logun con el Juguete Afro Bumba-meu-Boi. Cuando el Ijexá mueve el Bumba-meu-boi, c@antando la historia de mi descendencia, de esta conexión nace mi feto-hijo – Teatro del encantamiento de la Ancestralidad africana – parido en mi útero negro. Nuestro proyecto, orientado por los conceptos de la Ancestralidad africana y de la Afrodescendencia, busca plantar los fundamentos afrodescendientes de la educación teatral basado en una oralidad completamente mía. Lo que deseamos es empreñarnos con una experiencia otra en el sentido de mover y desarrollar el cuerpo hacia una expresividad teatral orgullosamente afrodescendiente. Al final de los trabajos instituir una alternativa de educación en el teatro que no nos oprima tampoco nos enoje por ser quienes somos.
Descrição: SANTOS, Francisco Wellington Pará dos. Brincando no (canto-que-dança) do Ijexá com o bumba-meu-boi: Teatro do Encantamento da ancestralidade africana em Fortaleza a Cidade Tan-Tan. 2015. 234f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20087
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese _fwpsantos.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.