Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20095
Título: Memória Social e afirmação étnica na tradição oral dos Tremembé de Almofala (1980-2014)
Título em inglês: Mémoire sociale et affirmation ethnique le tradicion oralle les Tremembé la Almofala(1980-2014)
Autor(es): Machado, Francisca Paula
Orientador(es): Ribard, Franck Pierre Gilbert
Palavras-chave: Índios Tremembé – Identidade étnica
Tradição oral – Almofala (Itarema,CE)
Índios Tremembé – Usos e costumes
Mémoire
Oralité
Data do documento: 2015
Citação: Machado, F. P.; Ribard, F. P. G. (2015)
Resumo: A pesquisa aqui desenvolvida tem por objetivo compreender a luta dos Tremembé de Almofala pela afirmação de sua identidade étnica e pelos direitos que dela decorrem. A partir da década de 1980 e respaldado pela Constituição Federal de 1988, o grupo lançou mão da memória ancestral, expressa na oralidade, e fez de suas práticas culturais, os elementos da identificação do grupo, diferenciadores em relação aos “outros”, para legitimar suas reivindicações. A partir da realização da pesquisa foi possível perceber que a memória Tremembé é formada na dinâmica e no entendimento grupais, importantes do ponto de vista da organização social e étnica, e que ela se estrutura em diversos tempos e temporalidades, fundamentais na sustentação de uma identidade Tremembé. As narrativas não se atêm a um tempo marcado pelo calendário cristão. Elas se estruturam em volta de marcos que delimitam o tempo, que elegem e estabelecem lugares, a partir de acontecimentos advindos da memória coletiva, tanto no que se refere ao tempo das experiências vividas, como em relação ao tempo cíclico da natureza. Assim, a narrativa funda um conhecimento construído e “materializado” a partir de práticas culturais e de lugares simbólicos, onde os testemunhos procuram reforçar a legitimidade de seus direitos.
Descrição: MACHADO, Francisca Paula. Memória social e afirmação étnica na tradição oral dos Tremembé de Almofala (1980-2014). 2015. 176f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20095
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_fpmachado.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.