Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20103
Title in Portuguese: Fortaleza para consumo: o discurso de construção da cidade-sede da alegria nos guias da copa do mundo FIFA 2014
Title: Fortaleza for consumption: discourse construction of 2014 FIFA world cup host in the city guides
Author: Silva, Emylianny Brasil da
Advisor(s): Freitas, Silvia Helena Belmino
Keywords: Marketing - Fortaleza (CE) - Administração Fortaleza (CE) – Guias - Análise do discurso
Turismo – Consumo (Economia) - Fortaleza (CE)
Promoção de eventos especiais - Fortaleza (CE)
Megaevent
Fortaleza
Discourse
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Emylianny Brasil da. Fortaleza para consumo: o discurso de construção da cidade-sede da alegria nos guias da copa do mundo FIFA 2014. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2016.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho investiga as proposições de consumo da cidade de Fortaleza como sede da Copa do Mundo FIFA 2014, por meio da análise de discurso dos guias de cidade lançados para o evento. Os megaeventos têm despontado como uma das diversas estratégias de intervenção no espaço e na imagem das cidades contemporâneas. Anunciadas em maio de 2009, as doze sedes da Copa do Mundo sediada no Brasil passaram por transformações físicas e simbólicas, buscando apresentar-se como locais viáveis para a realização do megaevento. Neste contexto, guias de cidade surgem como roteiros orientadores do que ‘deve’ ser desfrutado nas sedes em questão, propondo percursos de consumo do espaço urbano. Adotando a metodologia de Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson (2007), analisou-se aspectos históricos e contextuais do objeto tratado. Como base para a análise dos guias foram empregados os referenciais da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001) e, por fim, foram propostas interpretações e re-interpretações para o fenômeno. O intento foi pontuar como os guias compõem um discurso de releitura, (re)consumo e (re)definição do espaço por meio da comunicação orientadora da vivência da Fortaleza turística, durante a recepção do megaevento, buscando nos destaques e apagamentos identificados na construção discursiva da cidade-sede.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20103
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_ebsilva.pdf10,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.