Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2012
Título: Sobre a identidade do pargo do Norte e Nordeste do Brasil (Pisces: lutjanidae)
Autor(es): Lima, Hermínia de Holanda
Palavras-chave: Lutjanus purpureus
Data do documento: 1970
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: LIMA, H. de H. (1970)
Resumo: A espécie Luijanus purpureus Poey é dominante, nas pescarias dos barcos pargueiros. ao longo da costa norte e nordeste do Brasil. Rivas (1966) foi o primeiro ictiologista a separar, como espécies distintas, o "Gulf red snapper" - antes L. aya (Bloch) e agora L. campechanus (Poey), do "Caribbean red snapper" - antes também L. aya (Bloch) e agora L. purpureus (Poey). Estas duas espécies são alopátricas. A primeira ocorre no Golfo do México e costa atlântica dos Estados Unidos da América, em direção ao norte, até Cape Hatteras; a segunda tem sua distribuição restrita ao Mar Caribe, costa das Guianas, indo até o Brasil (Rivas, 1966). Segundo este autor, a ausência de plataforma, ao longo da costa caribeana de Yucatan, costa caribeana do extremo ocidental de Cuba e de ambos os lados da Windward Passagc pode ser de significância, na distribuição alopátrica de L. campechanus e L. purpureus.
Descrição: LIMA, Hermínia de Holanda. Sobre a identidade do pargo do Norte e Nordeste do Brasil (Pisces: lutjanidae). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 10, n.1, p. 106-107, jun. 1970.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2012
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1970_art_hhlima.pdf128,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.