Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20169
Título: A homossexualidade feminina na história do Brasil: do esforço de construção de um objeto histórico ao desdobramento na construção da cidadania
Autor(es): OLIVEIRA, Cláudia Freitas de
Palavras-chave: Homossexualidade feminina
História do Brasil
Historiografia
Cidadania
Data do documento: 2015
Editor: Les Online
Citação: OLIVEIRA, C. F. (2015)
Resumo: A problemática da lesbianidade na história do Brasil está, marcadamente, vinculada a sua invisibilidade, o que provoca consequências de ordens distintas, tanto históricas e historiográficas, como sociais e políticas. Apesar do tema da homossexualidade ter encontrado espaço no meio acadêmico brasileiro durante as últimas décadas, o foco da atenção produzida por pesquisadores situa-se predominantemente relativo à questão masculina. O mesmo espaço de construção de problematizações sobre a homossexualidade feminina na historia é, ainda no século XXI, lacunar e eles só se torna possível de ser investigado através de uma série de mediações e operações historiográficas que o(a)s historiadora(e)s procuram manter com suas bibliografias e documentações primárias. Esse artigo visa problematizar invisibilidades da homossexualidade feminina, ou da lesbianidade – para usar o termo contemporâneo –, ao longo da história do Brasil, através da análise de produções discursivas e refletir acerca dos desafios contemporâneos para a construção da cidadania lésbica.
Descrição: FREITAS. Cláudia Oliveira. A Homossexualidade feminina na história do Brasil: do esforço de construção de um objeto histórico ao desdobramento na construção da cidadania. Les Online, [Lisboa], v. 7, n. 2, p. 2-19, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20169
ISSN: 1647-3868
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_cfoliveira(1).pdf893,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.