Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20171
Título: O discurso docente (re)velado no gênero memorial
Autor(es): Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Orientador(es): Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Palavras-chave: Discurso docente
Representações sociais
Gênero memorial
Data do documento: 2008
Citação: Ribeiro, P. B.; Matencio, M. L. M. (2008)
Resumo: A investigação se baseou nos recursos linguísticos, textuais e discursivos apresentados na materialidade dos memoriais, visando não só a compreensão de sua configuração como, também e principalmente, a correlação entre os elementos de sua organização, as condições de produção (as circunstâncias de enunciação e seu contexto socio-histórico) e os sujeitos sociais participantes do processo discursivo em questão. Com o propósito de investigar o processo discursivo construído por sujeitos docentes, houve a identificação como via de entrada a análise de gêneros, particularmente nesta pesquisa, a análise do gênero memorial. No texto há a defesa da análise do gênero como ponto de partida para a análise do discurso é uma via de acesso válida, já que, em se tratando de qualquer atividade linguageira construída em uma determinada prática social, só se pode compreendê-la através de um ou outro gênero. A pesquisa ressalta a importância de delinear e analisar a identidade dos sujeitos sociais participantes de tal processo discursivo, já que o enunciador ocupa dois papéis diferentes, mas essencialmente complementares em nossa sociedade: o de professor e o de aluno. O contexto de coleta foi ideal para motivar reflexões sobre a heterogeneidade, plasticidade e dinamicidade das representações sociais nas práticas discursivas e sobre os processos pelos (e nos) quais tais representações emergem e se (trans)formam, seja no plano coletivo, seja no plano individual. De acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada, a análise dos dados focalizou: (i) os processos de referenciação; (ii) a (re)colocação de determinadas representações e/ou emergência de novas representações sociais e (iii) a configuração de objetos de discurso circunscrita pelo imbricamento da prática formativa e da prática docente. Entender como a imagem dos sujeitos sociais se construiu discursivamente (tendo como escopo a análise do discurso, a teoria das representações sociais e os estudos sobre o gênero) e se relacionou com os demais elementos que compuseram o cenário educacional me permitiu refletir acerca de várias questões relacionadas ao elo ensino/aprendizagem.
Descrição: RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. O discurso docente (re)velado no gênero memorial. 2008. 300f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belo Horizonte, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20171
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tese_pbribeiro.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.