Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20239
Título: Estudos literários e culturais na América Latina: Ángel Rama e a antropologia brasileira
Autor(es): CUNHA, Roseli Barros
Palavras-chave: Cultura
Antropologia
Literatura
Transculturação narrativa
América Latina
Data do documento: 2011
Editor: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura
Citação: CUNHA, R. B. (2011)
Resumo: A importância dos estudos antropológicos evidencia-se na obra de Ángel Rama (1926-1983), em especial em Transculturação narrativa en América Latina, de 1982. O uruguaio buscou interagir com intelectuais de outras áreas e países a fim de promover uma efetiva integração cultural da América Latina. Nesse processo de intercâmbios e influências são relevantes as obras dos brasileiros Darcy Ribeiro (19221997) e Gilberto Freire (1900-1987). Tratar-se-á da confluência entre os estudos antropológicos de Ribeiro e a produção crítica de Rama, em especial na criação de seus conceitos de transculturação narrativa e comarca cultural, e da realização de um do método de trabalho por parte do uruguaio e de Freyre que visava uma valorização das peculiaridades regionais da América Latina e do Brasil, respectivamente.
Descrição: CUNHA, Roseli Barros. Estudos literários e culturais na América Latina: Ángel Rama e a antropologia brasileira. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 7., 2011, Salvador. Anais ... Salvador: IHAC-FACOM-UFBA, 2011, p. 1-11.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20239
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_rbcunha.pdf313,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.