Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20241
Título: Uma ideologia chamada gramática tradicional
Autor(es): CALABRIA, Victor Flávio Sampaio
LEMOS, Tércia Montenegro
Palavras-chave: Gramática tradicional
Ideologia
Preconceito linguístico
Data do documento: 2012
Citação: CALABRIA, V. F. S.; LEMOS, T. M. (2012)
Resumo: A presente produção acadêmica tem por objetivo problematizar acerca do tema proposto e, baseada em discussões, entender as diferentes concepções de gramáticas, considerando a importância de suas diferenciações para o processo de aprendizagem. Com isso, pretendemos demonstrar a força de uma ideologia dentro de uma comunidade, sobretudo a ideologia linguística que segrega a ideia de “certo” ou “errado”, impulsionando uma atmosfera, dividida em falares prestigiados e naqueles depreciados socialmente. A fim de adotarmos um bom arcabouço teórico, fundamentamo-nos nas ideias de Bagno (2008) e Chaui (1984), com isso podemos inferir com maior propriedade o conceito de ideologia e relacioná-lo com a concepção de Gramática Tradicional (doravante GT), entendendo, assim, que ideologia não é subjetiva, mas é um fato e um fato social. O presente trabalho conta com uma metodologia que tem o intuito de organizar melhor as ideias a serem desenvolvidas. Tal produção é de cunho bibliográfico e, baseados nas concepções de teóricos como os já mencionados e, de posse de algumas gramáticas escolares, tais como: Bechara (2009), Cunha e Cintra (2009) e Almeida (2009); pretendemos corroborar a concepção de GT enquanto ideologia, relacionada a percepções pessoais e comportamentos quotidianos de falantes e utilitários da língua portuguesa. Com base em conversas informais e posicionamentos espontâneos, pretendemos observar a força desta ideologia, entendendo as suas consequências, dentre as quais, o aumento desmedido do preconceito linguístico. Acreditamos que tal produção seja de fundamental importância àquilo a que se presta.
Descrição: CALABRIA, Victor Flávio Sampaio; LEMOS, Tércia Montenegro. Uma ideologia chamada gramática tradicional. In: ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/GEMD, 2012, p. 269-281.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20241
ISSN: 2316-9583
Aparece nas coleções:DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_vfscalabria.pdf429,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.