Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20245
Tipo: Artigo de Evento
Título: Um olhar gendrado sobre a personagem Opa e sobre outras personagens femininas da obra Os rios profundos, de Arguedas
Autor(es): Cavalcante, Nathalie Sá
Martins, Maria Sárvia da Silva
Cunha, Roseli Barros
Palavras-chave: Gênero;Arguedas;Opa
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários
Citação: CAVALCANTE, Nathalie Sá; MARTINS, Maria Sárvia da Silva; CUNHA, Roseli Barros. Um olhar gendrado sobre a personagem Opa e sobre outras personagens femininas da obra Os rios profundos, de Arguedas. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS,10, 2013, Fortaleza. Anais... Fortaleza: PPGLetras/UFC, n. 5, 2015, p. 520-526.
Resumo: O presente artigo caracteriza-se, sobretudo, pela análise da personagem Opa na obra Os rios profundos (1956), do escritor peruano José Maria Arguedas. O enfoque principal deste trabalho está voltado para a reflexão sobre a forma como a sexualidade e a identidade da personagem estão representadas e como estas representações são condicionadas, não só pelo fato de ser uma personagem feminina, mas também pela deficiência mental que possui. Além disso, faz-se uma breve análise acerca das outras personagens femininas presentes na obra. Contudo, para que possamos entender e mesmo realizar as reflexões aqui propostas, torna-se necessário considerar aspectos significativos que circundam a relação sexualidade e identidade, sob o viés de Simone de Beauvoir (1949), a violência simbólica, sob o viés de Pierre Bourdieu (2001), e a relação demência e desumanização, sob o viés de Castro-Klarén (1973). Este trabalho justifica-se pela necessidade de se pensar e difundir uma crítica literária pautada no estudo da identidade e das relações de gênero e pela necessidade de estudar a literatura arguediana, a fim de que não fique no esquecimento a contribuição ímpar que esse escritor deixou para a literatura latina-americana.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20245
ISSN: 2179-4154
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_nscavalcante.pdf312,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.