Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2031
Título: Alimentação da sardinha-bandeira, Opisthonema oglinum (LLE SUEUR), no Estado do Ceará
Autor(es): Ogawa, Edna Furtado
Palavras-chave: Sardinha (Peixe) - Ceará
Data do documento: 1970
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, E. F. (1970)
Resumo: A sardinha-bandeira é um peixe tropical e sub-tropical, de vasta distribuição geográfica, ocorrendo desde o Golfo de Maine e Bermudas até o Rio de Janeiro e também no Golfo do México. A alimentação das sardinhas é muito variada, diferindo entre as várias espécies e regiões geográficas. O presente trabalho diz respeito à alimentação da sardinha-bandeira, Opisthonema oglinum (Lê Sueur), no Estado do Ceará (Brasil). O material foi capturado na Praia de Mucuripe, situada no município de Fortaleza (Ceará - Brasil). O aparelho de pesca empregado foi a rede de arrasto. Analisamos o conteúdo digestivo de 309 sardinhas, coletadas no período de janeiro a dezembro de 1968, variando de 59 a 159 mm de comprimento zoológico.
Descrição: OGAWA, Edna Furtado. Alimentação da sardinha-bandeira, Opisthonema oglinum (LLE SUEUR), no Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 10, n.2, p. 201-202, dez. 1970.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2031
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1970_art_efogawaaa.pdf129,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.