Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2034
Título: Contribuição ao conhecimento da fauna malacológica intertidal de substratos duros do nordeste brasileiro
Autor(es): Ogawa, Edna Furtado
Palavras-chave: Recifes e Ilhas de Coral - Brasil, Nordeste
Molusco - Brasil, Nordeste
Data do documento: 1970
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, E. F. (1970)
Resumo: Na costa do Brasil duas formas inteiramente diferentes de recifes são encontradas - recifes de coral e arenitos (Branner, 1904; Matthews, 1926). Os recifes de coral são constituídos por madreporários e milíporos, ocorrendo tanto próximos da costa como a alguma distância desta. Os arenitos são recifes de franja, formados por separação da costa, pela invasão do mar por praias de areia consolidada. São originados da cimentação da areia pelo carbonato de cálcio, lavado e precipitado pelo mar. Em alguns lugares, onde foram mais recentemente consolidados, não são separados da costa por uma lagoa. No nordeste brasileiro tais formações têm sido pouco estudadas, do ponto de vista biológico. Os trabalhos pioneiros de Branner (1904) e Matthews (1926) ainda constituem as principais fontes de conhecimento sobre o assunto. No presente trabalho procuramos estudar o complexo das comunidades de moluscos da Praia de Meireles (Fortaleza - Ceará - Brasil).
Descrição: FURTADO, Edna. Contribuição ao conhecimento da fauna malacológica intertidal de substratos duros do nordeste brasileiro. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 10, n.2, p. 193-196, dez. 1970.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2034
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1970_art_efogawa.pdf650,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.