Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20794
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Variação linguística: da teoria ao ensino de línguas
Autor(es): Pontes, Valdecy de Oliveira
Palavras-chave: Variação linguística;Ensino de línguas;Ensino da língua estrangeira;A prática da variação linguística
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UERN
Citação: PONTES, Valdecy de Oliveira. Variação linguística: da teoria ao ensino de línguas. In: VIDAL, Rosângela Maria Bessa; BERNADINO, Rosângela Alves dos Santos; PONTES, Antonio Luciano. (Orgs.). Produção e Ensino de Texto em Diferentes Perspectivas. Mossoró: Edições UERN, 2014, p. 96-104.
Resumo: No ensino de Língua Estrangeira, geralmente, nos deparamos com a descontextualização no estudo de temas gramaticais. Os livros, segundo afirma Antunes (2007), limitam-se à exposição de uma estrutura gramatical fixa. O professor, muitas vezes, tem conhecimento de Sociolinguística, mas lhe faltam recursos e materiais para aplicá-lo ou faltam pesquisas que reflitam sobre este problema que dificulta o ensino de temas gramaticais. Com isso, o aluno encontra-se limitado, pois o que conhece são estruturas verbais normativas da língua, porque ele não aprendeu, na escola, os usos linguísticos e sim uma fala padronizada. No tocante ao ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, há um ponto especial a ser relevado: ao estudar uma nova língua, o estudante dificilmente teria dominado antes qualquer variedade desta língua, ao contrário do estudante de Língua Materna que, no começo de sua vida escolar, já falava alguma variedade de sua língua. Por esta razão, o aluno terá dificuldade de realizar uma interação real em Língua Estrangeira, se ele for submetido a uma abordagem tradicional, exclusivamente regulada pelas normas do uso padrão nas aulas desta língua.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20794
ISBN: 978-85-7621-088-7
Aparece nas coleções:DLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_vvopontes.pdf352,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.