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Título: O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Body in process illness and significations psychosocial in Physical therapy curriculum of the Federal University of Ceará
Autor(es): Sá, Fabiane Elpídio de
Orientador(es): Holanda, Patricia Helena Carvalho
Palavras-chave: Corpo
Fisioterapia
Adoecimento
Body
Physiotherapy
Illness.
Data do documento: 2016
Citação: Sá, F. E.; Holanda, P. H. C. (2016)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é conhecer as (re) significações psicossociais e educacionais do adoecimento do corpo, obtido durante as experiências dos estudantes e docentes na clínica fisioterapêutica, espaço designado para a construção das concepções sobre o adoecimento. O estudo foi do tipo qualitativo e descritivo, realizado no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e na Clínica de Fisioterapia da Unidade de atenção primária à saúde, Carlos Ribeiro, no período de junho de 2014 a janeiro de 2015. A amostra do estudo foi de 24 participantes, sendo oito pacientes, oito alunos e oito docentes efetivos do curso. O instrumento de apreensão dos discursos foi a entrevista semi-estruturada realizada com os atores da investigação. As reflexões suscitadas pela pesquisa permitiram emergir as seguintes categorias conceituais do estudo: Significados do processo de adoecimento; Representações da Fisioterapia sobre o corpo; Formação discente para o enfrentamento das implicações subjetivas do adoecer; Currículo do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará como espaço de escutas e práticas do adoecimento. Apesar da característica integrada dos módulos prescrita no currículo, na área básica, a visão integral do corpo é apresentada em apenas um módulo, Indivíduo, cultura e sociedade e seus conteúdos não se integram com os demais módulos nos semestres. Os módulos de clínicas de especialidades não descrevem em suas ementas aspectos relacionados à subjetividade do corpo em uma perspectiva de atenção ao sujeito, que apresenta a incapacidade física, mas que deve retratar seu contexto afetivo. O Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia, mesmo tendo caráter inovador, apresenta no seu currículo prescritivo um olhar dicotomizado sob esse corpo, porém desvelam-se, através das falas de pacientes, alunos e docentes, a emergência de um novo olhar para o sujeito adoecido, mesmo que os discursos ainda se voltem à vigilância e classificação dos corpos, mas que pretende incluir para além desses dois construtos aspectos que possam atingir esse corpo de forma mais linear e multidimensional. Os resultados desse estudo, segundo a metodologia qualitativa empregada, apontam a necessidade de uma reflexão mais aprofundada, para o redimensionamento da matriz curricular dos cursos de fisioterapia com ênfase não apenas para as questões técnicas-científicas, mas também ampliar esforços para que as questões psicossociais e afetivas, no âmbito de saúde e do adoecimento, percorram longitudinalmente os processos de ensino e aprendizagem do aluno para que estes possam compreender a complexidade do adoecer e o seu enfrentamento e para uma melhoria na qualidade dos cuidados.
Abstract: The objective of this research is to know the psychosocial and educational meanings of body illness, obtained during the experiences of students and teachers in physical therapy practice, designated space for construction of conceptions of illness. This was a qualitative and descriptive study, performed at the Department of Physical Therapy of Federal University of Ceará, Brazil, and in a Physical Therapy Clinic of primary health care, from June 2014 to January 2015. The sample consisted of 24 participants, eight patients, eight students and eight teachers of the course. The instrument was the semi-structured interviews with the actors of the investigation. The considerations raised by the research allowed to emerge the following conceptual study categories: The meanings of illness process; Physical therapy representations about the body; students training to face the subjective implications of illness; Curriculum of Physical Therapy course of the Federal University of Ceará as tapping space and sickening practices. Despite the integrated feature of the modules prescribed in the curriculum, in the basic area, the body comprehensive view is presented in only one module, Individual, culture and society and its contents are not integrated with other modules in semesters. The specialty clinics modules do not describe their menus aspects related to the body of subjectivity in the perspective of attention to the subject, which has a physical disability, but that should portray its affective context. The Educational Project of Physical Therapy Course, even though innovative character, presents in its prescriptive curriculum a look dichotomized in this body, but are unveiled, through the speeches of patients, students and teachers, the emergence of a new look at the subject ill even if the speeches still to turn the monitoring and classification of bodies, but you want to include in addition to these two constructs aspects that can achieve this body more linear and multidimensional way. The results of this study, according to the used qualitative methodology, indicate the need for further reflection, for resizing the curriculum of physiotherapy courses with emphasis to not only on technical and scientific issues but also expand efforts to psychosocial issues and affective, in the context of health and illness, along traverse the processes of teaching and student learning so that they can understand the complexity of the illness and its confrontation and an improvement in quality of care.
Descrição: SÁ, Fabiane Elpídio de. O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. 2016. 225f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20828
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